Fiscalização realizada nesta quinta-feira (10) flagrou irregularidades na destinação de lixo em ao menos 12 cidades do centro-oeste do estado de São Paulo. A quantidade de municípios com problemas na destinação de resíduos sólidos, entretanto, pode ser ainda maior.
O relatório individual de cada uma das 247 cidades paulistas vistoriadas deve sair somente na semana que vem, segundo o órgão responsável pela fiscalização ordenada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Porém, o TCE antecipou alguns dos problemas flagrados, inclusive com a divulgação de imagens, em em Ibitinga, Itápolis, Cafelândia, Pompeia, Pederneiras, Jaú, Balbinos, Torrinha, Igaraçu do Tietê, Lençóis Paulista, Pirajuí e Reginópolis (SP). Cidades como Bauru, Marília, Ourinhos e Assis também foram visitadas por servidores do TCE, mas, nesses casos, o órgão fiscalizador ainda não divulgou detalhes sobre eventuais irregularidades encontradas.
Irregularidades
Em Pompeia, ao menos duas irregularidades foram registradas. Os fiscais encontraram “despejo de resíduos após tratamento de esgoto feito em lagoa com ligação com rio” e também flagraram o “momento em que caminhão faz descarte de material de construção em terreno a céu aberto”.
Em terreno da prefeitura de Itápolis, à beira de uma estrada municipal, foi constatado que a área “fica aberta e sem controle, e recebe todo tipo de resíduo sólido, inclusive podas de árvores e entulho da construção civil”. Havia, ainda, a presença de catadores no local. Em Ibitinga, a fiscalização encontrou lixo disposto diretamente no solo, na área de transbordo, além de barracas e catadores no local.
Na cidade de Cafelândia, houve o flagrante de lixo residencial em contato direto com o solo, além de poda e entulho da construção civil misturados a outros tipos de resíduos. Em Pederneiras os fiscais do TCE encontraram animais e catadores em meio a restos de poda e materiais da construção civil.
No município de Torrinha, um aterro desativado ainda possui descartes de resíduos, inclusive da construção civil. Descartes irregulares, entre outros problemas, também foram flagrados em Jaú, Pirajuí, Reginópolis, Lençóis Paulista, Balbinos e Igaraçu do Tietê.