18°C 29°C
Garça, SP
Publicidade

Preparador que começou no Garça estreia no Flamengo

Celso Rezende começou sua carreira no Garça Futebol Clube na década de 80

12/06/2022 às 10h41 Atualizada em 12/06/2022 às 10h50
Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
Compartilhe:
Celso Rezende (penúltimo em pé) iniciou carreira com o Garça F.C
Celso Rezende (penúltimo em pé) iniciou carreira com o Garça F.C

Uma semana termina e que dois preparadores físicos garcenses estiveram em alta. Primeiro recebemos a notícia do Silvio Cavalheiro, que foi campeão de futsal lá na Rússia, comandando o PF Gasprom Ugra. Com esta vitória, a equipe do Silvio Cavalheiro alcançou a sua terceira Superliga Russa. O próximo passo seria disputar a UEFA Futsal Champions, mas o PF Gasprom Ugra ficará de fora, devido à sanção da UEFA, após a Rússia invadir a Ucrânia.

Nesta sexta-feira foi a vez de saber que o também preparador físico Celso Rezende foi contratado pelo Flamengo do Rio de Janeiro. O Celso, que começou a sua carreira aqui no Garça, na década de 80, nos últimos dois anos estava afastado do futebol para cuidar da saúde. Recuperado, integrou a equipes do inseparável amigo e treinador Dorival Júnior, no comando no Ceará (foto) no campeonato Brasileiro-A e na Copa Sul-Americana. E o “vozão” do Nordeste anda fazendo bonito nos gramados brasileiro e sulamericano.

Como o Flamengo dispensou o português Paulo Sousa, a diretoria flamenguista se movimentou rapidamente e contratou Dorival Júnior. Logicamente ele levou a sua equipe de trabalho, contando com o Celso Rezende, agora em mais um novo desafio: comandar o badalado Flamengo, com seu elenco “galáctico” recheado de estrelas. E que desafio, convenhamos, para um time que joga para ser campeão em qualquer competição, com sua fanática torcida. Como bem diz o hino “vencer, vencer, vencer. Seja na terra, seja no mar”. 

Aliás, esta é a terceira vez que o a dupla Dorival Junior e Celso comandam o Flamengo. A primeira passagem foi no ano de 2012, com a equipe rubro-negra terminando em 11º no brasileirão. No ano seguinte, ficou até março e saiu por problemas financeiros, não concordando com a redução de salário. Fizeram uma boa campanha: 15 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. Em setembro de 2018 foi a vez de comandar o time carioca na reta final do brasileirão, e novamente com bom desempenho: 12 jogos, 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

O Celso Rezende é o homem de confiança do Dorival Júnior, um fiel escudeiro. Onde o treinador vai, ele também vai. Os dois estão juntos há vários anos comandando clubes de ponta do futebol brasileiro. Neste sábado (11/6) à noite, a estreia. No Estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido por “Beira Rio”, em Porto Alegre, o técnico Dorival Junior e Celso Rezende já comandam o Flamengo contra o Internacional, em jogo valido pela 11ª do campeonato brasileiro. 

COMEÇO 

NO GARÇA 

O mocoquense Celso Resende praticamente viveu sua juventude na vizinha cidade de Álvaro de Carvalho. Lá sempre esteve ligado com o futebol. Disputou campeonatos em Garça, pelo time de Álvaro de Carvalho e o CRAC (Clube de Regatas Álvaro de Carvalho).  Um zagueiro aplicado e com muita voluntariedade em campo. 

Na época que cursava Educação Física em Marília conseguiu e estágio no Garça, em meados da década de 80. Primeiramente nos júniores do “Azulão”, com o professor Ednalvo Cardoso de Andrade. Em seguida na equipe profissional, que tinha como presidente (e também atleta) Antônio Rodolfo Devito. 

Depois fez carreira e sucesso como preparador físico nos times que passou:  Jalesense, Figueirense, Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport Recife, Avaí, São Caetano, Cruzeiro, Curitiba, Vasco da Gama, Santos, Atlético-MG, Internacional de Porto Alegre, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Ceará. No flagrante quando da passagem pelo Palmeiras no ano de 2014.

Na outra foto, no início de carreira, no Garça FC, na temporada de 1987. Em pé da esquerda para direita: Machado, Carlos Alberto “Mamela”, Tuca, Paraná, Amarildo, Pilão, Celso Rezende (preparador físico) e Panza Neto (dirigente).  Agachados: Reginaldo “Linguiça”, João Luiz, Parisi, Caia, Albino e José Luiz (massagista).

Vanderley Tico Cassola  

 

Celso Rezende, fiel escudeiro do técnico Dorival Jr.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Recordar é Viver
Sobre o blog/coluna
Ver notícias
Garça, SP
29°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

29° Sensação
1.73km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h34 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Sex 30° 17°
Sáb 31° 19°
Dom 31° 20°
Seg 31° 20°
Ter 32° 20°
Atualizado às 14h03
Publicidade