13°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

Futebol de botão termina com a etapa Laerte Rodela

O 1º Campeonato Municipal de Futebol de Garça chega ao seu final na tarde deste sábado, com a realização da sexta e última etapa, cujo homenageado é o esportista e também corintiano Laerte Rodela, falecido no dia 21/04/2012.

11/12/2020 às 16h47
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Compartilhe:
Futebol de botão termina com a etapa Laerte Rodela

O 1º Campeonato Municipal de Futebol de Garça chega ao seu final na tarde deste sábado, com a realização da sexta e última etapa, cujo homenageado é o esportista e também corintiano Laerte Rodela, falecido no dia 21/04/2012. A competição, que começou no dia 11 de janeiro, era para ter 12 etapas – uma por mês. Mas devido a pandemia do coronavírus foi suspensa, retornou em outubro e hoje terá o seu encerramento. Ao todo 20 botonistas participaram, muitos principiantes, mas que demonstraram bom potencial paras futuras competições. O campeão da temporada já é conhecido: Cassiano Pelegrini, que de forma invicta e incontestável, deu um “show de botonismo”: 24 partidas, com 21 vitórias e 3 empates.

Nesta última etapa oito botonistas estarão em ação. Através de sorteio, foram divididos em dois grupos: “A”: Guga Rodela, João Victor, Niltinho e Ronaldo – “B”: Cassiano, Enéas, Tico Cassolla e Wilson. Os jogos no Grupo “A”: 14:00 hs: Guga Rodela x João Victor e Niltinho x Ronaldo; 14:30 hs: Niltinho x Guga Rodela e Ronaldo x João Victor; 15:00 hs: Ronaldo x Guga Rodela e João Victor x Niltinho;

Continua após a publicidade
Anúncio

Grupo “B”: 14:00 hs: Cassiano x Enéas e Tico Cassolla x Wilson; 14:30 hs: Tico Cassolla x Cassiano e Wilson x Enéas; 15:00 hs: Cassiano x Wilson e Enéas x Tico Cassolla. Serão utilizadas quatro mesas: Arena Pakaloocos, Arena Juruna, Rodela Stadium e Arena Adãozinho.

A etapa seguinte, os jogos serão no “mata-mata”: 1° A x 4° B; 2° B x 3° A; 1° B x 4° A e 2° A x 3° B. Nas semifinais se enfrentam: vencedor do jogo 21 x vencedor do jogo 22 e vencedor do jogo 23 x vencedor 24. Os dois ganhadores disputarão a grande final, prevista para começar às 17:15 horas. 0 campeão receberá o troféu “Laerte Rodela” e o vice, ganha medalha.

A classificação geral do municipal é esta: 1°: Cassiano 200 pontos (campeão); 2°: Tico Cassolla, 112; 3°:  Guga Rodela, 98; 4°: Binho, 97; 5°: Leandro, 88: 6°: Enéas, 73; 7°: Júlio César, 70; 8°: João Mascarenhas e Leme, 61; 10°: Adriano, 56; 11°: Johnatas, 45; 12°: Niltinho, 38; 13°: Wilson, 36: 14°: Ronaldo, 35; 15°: João Galhardo, 28; 16°: Luciano, 24; 17°: Fabianinho, Juliano Andrada, Fabiano Oliveira, 12 e 20°:  Marcelo Miranda, com 6;

COPA QUARENTENA:

Com a paralização do campeonato municipal devido a pandemia do Coronavírus,  os botonistas resolveram realizar um outro torneio, a Copa Quarentena. Os jogos aconteceram no meio de semana, tendo a presença somente dos dois participantes. Sem torcida, e obedecendo os padrões de higiene, com cada botonista utilizando máscara e álcool em gel. Os dois finalistas já são conhecidos: Cassiano Pelegrini e Leme, que brevemente disputarão o título. 

LAERTE RODELA:

Para fechar com chave de ouro o campeonato municipal de botão, a escolha não poderia ter sido melhor: homenagear Laerte Rodela, pai do Guga, um dos fundadores e maior incentivador da modalidade em nossa cidade. Nas etapas anteriores a escolha caiu sobre consagrados jogadores do futebol brasileiro, que um dia praticaram o botonismo: Pelé, Zico, Tostão, Sócrates e Ademir da Guia.

Já o Laerte foi um grande esportista e o maior corintiano de Garça, quiçá do Brasil. Ele não tinha um, mas sim dois corações genuinamente corintianos. Aos 35 anos, quando jogava uma partida de futebol na A.A.B.B, no dia 25/11/1987, numa noite de quarta feria, sofreu um infarto. Durante o tratamento, os médicos optaram por deixá-lo com os dois corações - transplante cardíaco heterotópico. Aos 41 anos Laerte passou a viver com dois corações corintianos valentes ao extremo.

Mas antes de tudo isto acontecer, ele foi um centroavante impetuoso e goleador. Se destacou no futebol suíço, nos campos atrás do Hospital São Lucas. Está entre os maiores goleadores do “terrão”. Jogou no Salão Líder e também no Salão Carter, marcando gols e mais gols. Nos amistosos na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) sempre deixou a marca de artilheiro.

Recordamos o bom time do Salão Líder, em pé da esquerda para direita: Cirso, Ditinho Amorim, Jair Montemor, Visão, Corcioli, Baiano, Mário e Alcides Sossolote. Agachados: Toninho, Dito, Laerte Rodela, Gilmar, Gezuel (o craque do time) e os mascotes: Lê, Vaguinho e Jiló. No outro flagrante, juntamente com os colegas de trabalho do Banco do Brasil, vemos da esquerda para direita: Frederico, Vanderley, William Baracat, Corinho, Frasson, Bardela, Ernesto Kagueiama, Laerte Rodela e Sardi. Laerte era casado com a Marcia e o casal teve três filhos, Laerte Junior, Ellen e Guga.

FOTO INIMAGINÁVEL: Apesar de ser um fanático torcedor corintiano, o Laerte Rodela, era acima de tudo um grande esportista. Uma vez ele me confidenciou que umas das maiores alegrias que teve no futebol, não foi as vitórias ou títulos do seu amado Corinthians. Mas sim uma derrota do rival Palmeiras, no dia 30/11/1.999, no Estádio Olímpico de Tóquio, quando o alvi-verde disputou a final do mundial de clube, e perdeu para o time inglês do Manchester United, pelo placar de 1 a 0. Valeu até uma aposta (cumprida) com o rival palmeirense Ernesto Kagueiama: beijou a gloriosa camisa alviverde (foto).  

                  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Recordar é Viver
Sobre o blog/coluna
Ver notícias
Garça, SP
13°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

13° Sensação
2.43km/h Vento
85% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h32 Nascer do sol
06h01 Pôr do sol
Dom 29° 15°
Seg 29° 17°
Ter 29° 19°
Qua 30° 19°
Qui 30° 18°
Atualizado às 04h03
Publicidade