16°C 28°C
Garça, SP
Publicidade

Júlio “Juruna”: o encontro depois de 37 anos

Nesta coluna, Tico Cassola conta como foi encarar o Júlio Cesar Martins Teixeira, o eterno “Júlio Juruna”, em jogo válido pela “Copa Quarentena” de futebol de botão

30/10/2020 às 22h38
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Compartilhe:
Tico e Júlio
Tico e Júlio

Esta semana tivemos um grande desafio pela frente. Enfrentar pela Copa Quarenta de Futebol de Botão, o são-paulino e também flamenguista Júlio César Martins Teixeira, meu ex-aluno, o “Júlio Juruna”, do time dos Fraldinhas, de muito tempo atrás. O aguardado jogo decisivo e valendo classificação, aconteceu na noite da última terça-feira, decorridos 37 anos, sem termos um contato mais direto. O resultado você verá no final da matéria. 

Voltando no tempo chegamos no ano de 1983. O são-paulino Ari da Silva Braga, assumi a CCE – Comissão Central de Esportes, nos procurou para formar algumas equipes com garotos e assim movimentar o Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, que só tinha alguns jogos do campeonato amador. Segundo Ari Braga “o campo do Garça era muito grande pra ter poucos jogos, e precisava ser melhor aproveitado”. Achamos a ideia interessante e de pronto aceitamos o convite. A primeira medida foi convocar a garotada, no programa “Bola no gol”, apresentado pelo saudoso João Alexandre Colombani.

Olha que superou nossas expectativas, com a garotada comparecendo em peso no campo. Como não daríamos conta sozinho, chamamos o incansável professor Ednalvo Cardoso de Andrade, que graças a sua experiencia, melhorou e aperfeiçoou bastante os treinamentos. O resultado: 4 times montados, que carinhosamente foram chamados de “Fraldinhas”, para os mais jovens de idade dos 10 aos 13 anos, e “dente de leite”, entre 14 e 15 anos. Se fosse hoje, seriam as equipes sub-11 e 13. Os treinamentos eram aos sábados de manhã. Não demorou muito tempo para realizar jogos em toda a região. E olha que os times fizeram bonitos, com bonitas vitórias, em especial nas cidades de Marilia e Lins.  

Uma importante recomendação do Ari Braga e que sempre eu e o Ednaldo levamos “ao pé da letra”: o garoto tinha que estar estudando e ser disciplinado. Se dali não saísse um bom jogador, pelo menos teríamos um cidadão do bem. 

E neste clima vivenciamos grandes momentos. Creio que todos guardam esta passagem para sempre. Impossível lembrar os nomes de todos, e quem sobressaiu na carreira. Por incrível parece, acho que o mais famoso no futebol, virou árbitro da Federação Paulista: Cássio Luiz Zancopé. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Municipal de Esportes. No momento, não me recordo de mais alguém que teve sucesso no mundo da bola. A memória não é a mesma de antigamente.  De outro lado, fora do futebol, muitos deles hoje são pessoas do bem e exemplos de pais de família. Missão cumprida dos professores Tico e Ednalvo

Até mesmo fotos que registraram estes momentos foram poucas, no meu arquivo só guardo três. Veja o bom time dos Fraldinhas, do ano de 1.983. Em pé da esquerda para direita: Fernando Tardim, Rodrigo Brassoloto, Marcelo Abreu, Amadeu, Marcelinho, Fabinho e Tico (treinador). Agachados: Neto Delicato, Rodriguinho, Cadado, Júlio “Juruna” com a bola do jogo, Marquinhos e Casinha. 

Avançando no tempo, chegamos no ano de 2020. Como tudo na vida passa, os “Fraldinhas e Dente de Leite” foram crescendo, virando adultos e cada um seguindo o destino diferente. Alguns continuaram morando em Garça, outros por este Brasil afora. Vez ou outra tenho a alegria de encontrá-los, geralmente na beira dos campos. O contato que tenho com a maioria vem das redes sociais.  Agora esta semana o encontro foi diferente, digamos pra valer. Tivemos que encarar o Júlio Cesar Martins Teixeira, o eterno “Júlio Juruna”, em jogo válido pela “Copa Quarentena” de futebol de botão. Só esclarecendo, que hoje temos em Garça, um movimentado campeonato municipal de futebol de botão, disputado aos sábados, que está paralisado devido a pandemia do coronavirus. E paralelamente, durante a semana, acontece a Copa Quarentena, em pleno andamento. Detalhe importante: no local do jogo só pode ter os doi botonistas, sem torcida, com a obrigatoriedade do uso de máscaras (foto) e álcool em gel.  

Pois bem, depois de 37 anos, confesso que o desafio foi grande. Encarar o bom botonista Júlio “Juruna”, agora numa disputa de mesa, foi pra lá de complicado. O jogo foi na minha casa, na Arena: Stadium/Tico/9. Primeiramente, colocamos a conversa em dia, recordando os bons tempos dos “Fraldinhas”, “desde o dia que ele chegou no campo do Garça, todo vergonhoso, junto com o pai o Sr. Teixeira, e pediu uma vaga pra jogar”, etc., etc”. E o apelido de Juruna? Ganhou de imediato entre a garotada, em razão do corte de cabelo, pra frente na testa, bem parecido com o Mário Juruna, líder indígena, que se aventurou na política naquela época.

O Júlio esteve ausente de Garça por vários anos, na busca do seu ideal. Através de concurso, ingressou na Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, no ano de 1.993, e passou a integrar a gloriosa equipe de Corpo de Bombeiros. Fez carreira trabalhando em diversas cidades do interior paulista, mais notadamente em Marilia. Até que agora está de volta a sua terra natal. Para minha surpresa e alegria, o agora Subtenente Teixeira (foto) é o comandante da base de Bombeiros de Garça. 

Quanto ao jogo do botão foi bem disputado, um dérby. Como era esperado, com amplo predomínio do Júlio. Só que no quesito gol, o “professor” Tico foi mais decisivo e ganhou: 2 a 1. Mas a bem da verdade, eu gostaria mesmo que o jogo terminasse empatado. A revanche acontecerá no campeonato municipal. 

 

WANDERLEY “TICO” CASSOLLA

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Recordar é Viver
Sobre o blog/coluna
Ver notícias
Garça, SP
27°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

28° Sensação
0.9km/h Vento
65% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h34 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Qua 29° 17°
Qui 29° 18°
Sex 30° 18°
Sáb 31° 18°
Dom 31° 22°
Atualizado às 19h33
Publicidade