19°C 28°C
Garça, SP
Publicidade

Ipiranga e Flamengo: equipes de tradição e glórias

Nesta coluna, Tico Cassola rende homenagem a dois grandes times que marcaram época: Clube Atlético Ipiranga e Flamengo Esporte Clube, que por coincidência, fariam aniversário neste mês de março se estivessem em atividades.

25/03/2022 às 21h05 Atualizada em 25/03/2022 às 21h10
Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
Compartilhe:
Time do Ipiranga, campeão amador de 1976
Time do Ipiranga, campeão amador de 1976

Hoje recordamos os bons tempos do futebol amador garcense. Assim como homenageamos dois grandes times que marcaram época: Clube Atlético Ipiranga e Flamengo Esporte Clube, que por coincidência, fariam aniversário neste mês de março se estivessem em atividades. O Ipiranga foi fundado no dia 21 de março de 1960, enquanto o Flamengo nascia no dia 30 de março de 1977. 

O Ipiranga é o time de maior longevidade da cidade, pois participou exatos 39 anos de forma ininterrupta de todas competições promovidas na cidade, entre os anos de 60 à 70. Já o Flamengo é simplesmente o maior campeão da história, com 12 títulos só no campeonato amador. Sempre comento nas resenhas que são dois recordes que dificilmente serão batidos, acho até mesmo impossível.

Ainda mais levando-se em conta que nem campeonato amador tem mais. O que antigamente era uma competição disputadíssima e atraente, chegou ao fim de forma melancólica. Perdeu para o tempo, para o progresso e para um mundo globalizado. 

E pensar que antigamente, lá nos anos 50/60, os campos eram de terra batida, o campo da Vila Manolo, Campo da Vila Nova, Congregação, Campo do Bandeirante e o “charmoso” Municipal, ao lado do Bosque Municipal. Nesta época grandes times e bons jogadores. 

Depois, a partir dos anos 70 começaram a ser gramados: Campo de Vila Rebelo, o famoso “Beira Zona”, que virou o “Toyotão”, Nassim Cotait extinto), Campo da Escola Agrícola, que virou o Módulo Esportivo e finalmente o Platzeck.  Nesta época poucos times e poucos jogadores. Aí entrou em campo o “futebol suíço” e o futebol amador tomou uma verdadeira goleada e não resistiu. Tá eliminado. 

  Creio que a curto e a médio prazo, é impossível a volta do campeonato amador. A longo prazo quem sabe. Está difícil até mesmo arrumar jogadores que tenham disposição e vontade de ir jogar bola. Hoje para o dirigente é bem mais “tocar “ uma equipe no futebol suíço do que no amador.  

Para matar saudade dos torcedores, recordamos o Flamengo campeão amador de 1992: Em pé da esquerda para direita: Bétão Aguiar (treinador), Renato Desiderato (dirigente), Luiz Quine (dirigente), Roberto Bertuço, Ênio Aguiar, Renato Miranda, Dinho Parreira e Bétão;

Agachados: José Luiz (massagista), Dinho Scartezini, Betinho Calegari, Luizinho, Tonho Alves, Tino, Esquerdinha e Pônei.

E o Ipiranga, posando com a faixa de campeão na temporada de 1976: Em pé, da esquerda para direta: Alcides Vaz (treinador), Róbson “Pézão”, Berto Nico, Corinho, Ricardinho, Jair Proença e Marcelo. Agachados: Mauro Val, Gilvan, Heitor “Tiarim”, Chico Ramalho, Toninho Marques e Béia Galvão.

 

Wanderley Tico 

Cassola 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Recordar é Viver
Sobre o blog/coluna
Ver notícias
Garça, SP
26°
Chuvas esparsas

Mín. 19° Máx. 28°

27° Sensação
2.44km/h Vento
67% Umidade
79% (0.51mm) Chance de chuva
06h31 Nascer do sol
06h04 Pôr do sol
Qua 26° 20°
Qui 24° 18°
Sex 26° 15°
Sáb 27° 16°
Dom 28° 16°
Atualizado às 15h03
Publicidade