Terça, 20 de Abril de 2021
14981559897
Geral RECORDAÇÃO

O bom time do Tiro de Guerra de 1967

Nesta coluna, Tico Cassola retorna 54 anos no tempo, para mostrar o bom time do TG formado pelos atiradores do ano de 1967.

05/03/2021 18h05
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
O bom time do Tiro de Guerra de 1967

Hoje voltamos no tempo 54 anos, para mostrar o bom time do Tiro de Guerra, formado pelos atiradores no ano de 1967. Assim como homenageamos o sargento Adib Mures Saker, que faleceu no mês de dezembro do ano passado. A belíssima foto nos foi enviada pelo amigo e são-paulino Ari Marino, também atirador da turma, mas que não era jogador: “Eu era o motorista da perua Kombi, que levava o time para jogar nas cidades da região. Era difícil o nosso TG perder. Na maioria das vezes era só espetáculos e sonoras goleadas”. 

Veja os craques/atiradores, que orgulhosamente serviram a Pátria no ano de 1967, posando para a posteridade: Em pé da esquerda para direita: Sargento Adib, Osni Rodela, Carlos Bonfim, Maganha, Ramires, Mário Massuda, Chiquinho Voss e Alberto. Agachados: Herédia, Mussi, Paulo de Toledo, Rôla Cassola e Niltinho. Esta equipe está entre as melhores que o TG já montou a cidade. 

Entretanto, a melhor de todas, sem sombras de dúvidas, foi a dos atiradores do ano de 1955. Composta por uma verdadeira seleção dos melhores jogadores da cidade, sob o comando do sargento Olivério Passos Del Rio. Sem falar que participou do campeonato varzeano daquele ano, conquistando o título de campeão. Entre os destaques estavam o Silvio “Goiano” Peres, Eloy, Antônio Maceloni, Quito, Dinho Serafim, Malange, Hélio Correa, Aníbal Bonfim, João Trinca e Armando Leal. 

Veja como estão os ex-atiradores de 1967, que conseguimos encontrar na net.  Mussi, o quarto zagueiro, que parava tudo lá atrás. E o lateral Carlos Bonfim, já um grande apoiador, ia na linha de fundo e só “cruzava de roscas, sempre de três dedos, no melhor estilo Marcelinho Carioca”. 

Só que num mesmo jogo, o Bonfim conseguiu a proeza de marcar dois gols contras, no guapo Osni. Como “castigo”, o Sargento Adib o brindou com duas guardas no domingo. O Mussi está morando em São Paulo, enquanto o Bonfim está em Garça, virou um bom pescador, churrasqueiro/cozinheiro de mão cheia e ferrenho torcedor do Dinos no futebol suíço.

Na outra foto: o lateral Chiquinho Voss, que arquitetava a maioria das jogadas do time. Continua residindo em Garça, exercendo a função de engenheiro arquiteto. Já o Paulo Toledo, está morando em Cuiabá, a grande capital do Estado do Mato Grosso. Era atacante e o goleador do time, com ele não tinha bola perdida. Como bem lembrou o Ari Marino: “Com o Paulo em campo, não tinha placar em branco”.

TIRO DE GUERRA 

EM GARÇA 

O Tiro de Guerra nº 19 de Garça, foi criado pela portaria nº 8.747, de 31/10/1945, do Exmo. Sr. Ministro de Estado e Negócios de Guerra. Nesta mesma data foi extinto o TG. nº 446, através do Decreto-Lei nº 7.343, de 06 de fevereiro e com o art. 2º do regulamento, aprovado pelo Decreto nº 19.694, de 01 de outubro, ambos de 1.945. A carga desse TG, extinto, passou para o TG. nº 19, ora criado. As atividades do TG-019 tiveram início em 14/02/1.946, com a matrícula de 50 convocados de classe de 1.925. Em 1.979, através da portaria Ministerial nº 878, de 27/03/1.979, o Exmo. Sr. Ministro de Estado do Exército, de acordo com o Art. 82, do Regulamento para os Tiros de Guerra e Escolas de Instrução Militar (R-138) e parecer do Estado Maior do Exército, deu nova numeração a este TG, que passou assim de TG. 02-019 para a atual numeração TG-02-014. O primeiro instrutor foi o 1º Sargento Osvaldo Ramos do Rego. A atual sede é localizada na rua Professor Edson José Puga nº 260, na Vila José Ribeiro. Anteriormente a sede ficava na Rua Júlio Prestes, nº 322, Vila Williams, onde hoje está o Museu Municipal. O aniversário do TG é sempre comemorado no dia 31 de outubro, data de sua criação.

 

Wanderley Tico 

Cassola  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.