A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Red Flag, visando desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas por via aérea, com ações em Garça e Vera Cruz, no interior de São Paulo. Um dos alvos da operação é um empresário do setor de aviação agrícola que possui propriedades nas duas cidades.
Durante a ação, coordenada pela PF de Araçatuba com apoio da equipe de Marília, os policiais localizaram uma pista de pouso clandestina e apreenderam um avião, além de outros equipamentos de aviação. Até o momento, não há informações sobre prisões na região.
A operação teve como objetivo cumprir 33 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão em quatro estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O esquema investigado é descrito pela PF como milionário e altamente estruturado, com núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e assessoria para ocultação de bens e valores.
As investigações apontam que, em uma das ações criminosas no final de 2024, os envolvidos transportaram quase uma tonelada de cocaína usando aeronaves agrícolas no interior do Paraná. Também foram identificadas movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões, em contas de pessoas físicas, empresas e terceiros, utilizadas para disfarçar a origem e o destino do dinheiro.
O grupo investigado ostentava alto padrão de vida, adquirindo imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos, embarcações e aeronaves. Todo o material apreendido, incluindo documentos, equipamentos eletrônicos e veículos, será encaminhado à sede da PF em Araçatuba para análise e integração às investigações.
A operação segue em andamento, e novas informações podem ser divulgadas à medida que os desdobramentos sejam confirmados.