Sexta, 13 de Dezembro de 2024
17°C 29°C
Garça, SP
Publicidade

Luto: Garça perde dois ilustres cidadãos

Morte de "Gil da Lotérica" e Adhemar Braga entristece comunidade

Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
25/07/2024 às 08h15 Atualizada em 25/07/2024 às 09h26
Luto: Garça perde dois ilustres cidadãos

Garça amanheceu triste com a notícia do falecimento de dois de seus ilustres cidadãos. Na última quarta-feira, o esportista Adhemar da Silva Braga nos deixou, seguido pelo falecimento de Gilberto Fernandes, mais conhecido como "Gil Paco" ou "Gil da Lotérica". Suas mortes foram lamentadas pelo colunista esportivo Wanderley Tico Cassola. 

Adhemar da Silva Braga, pertencente a uma tradicional família garcense, fez história no futebol amador, suíço e no Garça FC. Nos anos 1960, Adhemar defendeu diversas equipes amadoras, como o Corintinha de Sebastião Soriano, Móveis King, Operário do técnico Manolinho, e o Bandeirantes, do presidente João Bento. Em 1962, conquistou o título de campeão amador pelo Supergás, do presidente Celso Bosque.

No futebol suíço, destacou-se nas equipes da Farinha Deusa e Padaria Big-Pão, sob o comando do técnico Sebastião Acorinte, onde manteve uma invencibilidade de 47 jogos. Adhemar era conhecido como um zagueiro raiz ou lateral esquerdo, jogando com muita raça e amor pelas camisas que vestiu.

Sua carreira no futebol foi encerrada quando ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo, apresentando-se ao Batalhão Tobias de Aguiar em São Paulo. Após mais de uma década fora de Garça, cumpriu seu dever com excelência, aposentando-se no final dos anos 1990 como 1º sargento, após uma brilhante carreira. Adhemar faleceu aos 81 anos, deixando seu nome registrado na história do futebol garcense. O sepultamento será nesta quinta-feira, às 13 horas, no Cemitério Santa Faustina, em Garça/SP.

Também nos despedimos de Gilberto Fernandes, carinhosamente chamado de "Gil Paco" ou "Gil da Lotérica". "Gilberto era um amigo de longa data, amante do futebol e fanático torcedor do São Paulo FC", escreveu Tico Cassola em sua página na rede social. Em Garça, foi vice-presidente do time amador SASP/Sociedade Atlética Sentinela do Planalto, cuja diretoria era presidida por Mario Okoti, com João Trinca e Alcides Rizzi como dirigentes, e João Truzzi como técnico, nas temporadas de 1973/74. Em 1974, o SASP montou uma grande equipe e terminou como vice-campeão, perdendo o título para a Casa Ipiranga.

Além de sua paixão pelo futebol, Gil "Paco" foi um membro atuante do Rotary Clube de Garça, sempre demonstrando muita solidariedade e colaborando com a comunidade. "Infelizmente, aos 80 anos, Gilberto Fernandes nos deixou, mas seu legado de amizade e contribuição ao futebol garcense será sempre lembrado. A cidade de Garça lamenta profundamente a perda desses dois ilustres cidadãos, que deixaram marcas indeléveis na história local e nos corações de todos que os conheceram", finalizou Tico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.