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DER diz que as obras na rodovia que liga os municípios Duartina, Lucianópolis e Ubirajara terminam somente no final de junho

As prefeituras de Lucianópolis e Duartina recorreram ao judiciário, para que a empresa utilizasse o sistema “pare” e “siga” ou, ao menos, que fosse liberado o tráfego para ambulâncias e viaturas policiais.

Por: Redação Fonte: PC Notícias
22/04/2024 às 13h36
DER diz que as obras na rodovia que liga os municípios Duartina, Lucianópolis e Ubirajara terminam somente no final de junho
Foto: PC Notícias

As obras na rodovia SP-315, que liga os municípios Duartina – Lucianópolis e Ubirajara devem continuar interditada até o seu final, prevista para o mês de junho, segundo o Departamento Estadual de Rodagens de São Paulo.

A interdição vem causando transtornos aos usuários, uma vez que o trajeto entre Duartina e Lucianópolis que antes era pouco mais de 10km agora já chega a 32km.

As prefeituras de Lucianópolis e Duartina recorreram ao judiciário, para que a empresa utilizasse o sistema “pare” e “siga” ou, ao menos, que fosse liberado o tráfego para ambulâncias e viaturas policiais.  Uma audiência chegou a ser realizada com a intervenção da empresa, prefeitura, Ministério Público e DER, porém, sem sucesso.

O DER alega que, a rodovia foi pavimentada no final da década de 1970, e vinha apresentando muitas reclamações, devido à deterioração do pavimento. Para resolver essas anomalias, o Departamento de Estradas de Rodagem está realizando obras que envolvem a remoção de, pelo menos, sessenta centímetros da camada final do pavimento, chegando até um metro em áreas onde o subleito se apresenta em pior situação. A reposição é realizada com materiais granulares e são feitos drenos transversais que eliminam as possibilidades de retenção de água nas camadas inferiores do pavimento. Esse processo abrange toda a plataforma onde é possível trafegar, impossibilitando o sistema “pare e siga” e o tráfego operando junto com as obras. 

Devido à natureza das obras, que envolvem a escavação de toda a largura da pista e a abertura de caixas de pavimentação, o sistema "pare e siga" é inviável. O tráfego no interior das obras apresenta um risco muito grande de acidentes aos usuários. A necessidade de interdição total da rodovia durante a execução das obras é evidente, especialmente considerando a presença de veículos, como ambulâncias  e ônibus escolares, que têm trafegado no local, sem a devida autorização do Departamento de Estradas de Rodagem, pois há sinalização impedindo o fluxo de veículos, cuja situação aumenta significativamente o risco de acidentes, colocando em perigo não apenas os ocupantes desses veículos, mas também os trabalhadores envolvidos nas obras de manutenção da via pública.

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