Quarta, 11 de Dezembro de 2024
18°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

IA pode beneficiar profissionais com 40 anos ou mais

Fábio Bonassa, radialista e jornalista (MTb 81674/SP), escreve sobre IA (Inteligência Artificial).

Por: Redação Fonte: Papo Bon
29/04/2024 às 08h48
IA pode beneficiar profissionais com 40 anos ou mais

Hora do “Papo Bon” sobre Inteligência Artificial (IA). Agradeço e vamos fazer valer seu tempo por aqui.

A inserção da IA no dia a dia é uma situação que impacta os profissionais. E aqueles que tem mais de 40 anos, mais ainda.

O lado bom desta informação é que os especialistas indicam que a experiência e as habilidades de comunicação dessa geração acima dos 40 os tornam aptos a se beneficiarem do avanço das IAs. Isso porque o segredo da utilização da IA é o prompt (comando) de qualidade, e, devido à experiência, os veteranos têm condições de fornecer instruções mais detalhadas, resultando em melhores desempenhos nas respostas das IAs.

O que há de diferente para os mais experientes? 

As revoluções tecnológicas passadas desfavoreciam os mais velhos. A inserções dos computadores foi um tabu, muitos não se adaptaram e ficaram no ostracismo. Já a IA os favorece devido à necessidade de supervisão humana e instruções claras e objetivas.

Quando falamos em IA, é preciso lembrar, sempre, que ela foi desenvolvida por humanos e para melhorar as condições em vários aspectos. Ela não substitui os profissionais, mas serve como ferramenta de apoio para agilizar as tarefas repetitivas e liberar as pessoas para realizar outras funções que necessitam de atenção e cuidados mais próximos.

Exemplos de como a IA beneficia profissionais em algumas áreas 

Educação: Com a IA os professores podem desenvolver provas individualizadas de cada matéria estudada. E é bom entendermos como isso é benéfico. O(A) professor(a) solicitar para a IA as provas sobre determinado assunto. Após o desenvolvimento da prova, é preciso que o profissional da educação analise as provas para saber se estão dentro da solicitação. Então, a IA não substituiu o(a) professor(a), facilitou a confecção das provas, e precisou da supervisão após a tarefa finalizada. Além disso, quando um aluno tiver dificuldade em um assunto, materiais específicos podem ser oferecidos exclusivamente para melhorara o aproveitamento do aluno.

Saúde: A IA já está ajudando muito a área médica. Um assistente que usa IA, chamado IBM Watson, analisa grandes quantidades de dados de pacientes, incluindo resultados de exames e históricos médicos. Com esta análise detalhada, o diagnóstico se torna mais preciso, permitindo que os médicos criem planos de tratamento mais eficazes. O IBM Watson é altamente eficaz na análise de imagens médicas, como tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, detectando padrões que podem escapar, até mesmo, dos olhos dos profissionais mais experientes e reduzindo a possibilidade de erros humanos.

Marketing: Os profissionais da área estão utilizando a IA para conseguir alcançar o público-alvo, obtendo insights sobre os clientes em grande escala e oferecendo experiências personalizadas envolventes, além da análise de dados do setor ser mais rápida e detalhada.

Logística: As ferramentas e sistemas de IA simplificam vários processos na indústria de logística, desde a gestão de armazéns até o transporte. Eles automatizam tarefas repetitivas, minimizam erros humanos e fornecem análises de dados precisos, resultando em operações mais eficientes, precisas e econômicas.

Apesar das vantagens, os profissionais mais velhos enfrentam o desafio de manter a mente aberta e adaptar-se às novas ferramentas de IA. A capacidade de adaptação é essencial para aproveitar plenamente as vantagens no ambiente de trabalho.
Semana que vem tem mais.

Loading...

Fábio Bonassa, radialista e jornalista (MTb 81674/SP), escreve sobre IA (Inteligência Artificial).

Papo Bon, com ene, é uma corruptela com o nome Bonassa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.