18°C 29°C
Garça, SP
Publicidade

Paróquia São Pedro celebra Semana Família

Na Paróquia São Pedro de Garça a reflexão da temática ocorrerá durante as missas entre os dias 9 a 16 de agosto

02/08/2020 às 13h18 Atualizada em 02/08/2020 às 13h29
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Compartilhe:
Pe. Anderson, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça
Pe. Anderson, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça

A Semana Nacional da Família é promovida pela Pastoral Familiar e em sintonia com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ela ocorre todos os anos na segunda semana de agosto, este ano entre os dias 9 a 16. A temática deste ano percorre o livro de Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24,15). Este ano a temática quer ressaltar a vocação à vida matrimonial. Como comentou Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Família da CNBB: “Na alegria do Evangelho queremos viver plenamente a vontade do Senhor em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas casas”.

         A Igreja define que a vida matrimonial é a primeira vocação humana, pois Deus que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os ao Matrimônio para viver uma íntima comunhão de vida e de amor entre si, de modo a não serem dois, mas uma só carne (Mateus 19,6). E ainda, Deus os abençoou para que fossem fecundos e tivessem muitos filhos (Gênesis 1,28). Assim, a duas finalidades pelo qual Deus chamou o homem a vida matrimonial é a comunhão de vida íntima do casal e a geração e educação dos filhos. Para alcançar tal finalidade é necessária duas propriedades: a unidade, o casal deve entender que sua intimidade de comunhão de vida o tornou uma só carne; e a indissolubilidade, de modo que a vida matrimonial é inseparável até a morte, é um projeto de vida permanente e estável. A vida Matrimonial é tão sagrada que Jesus a restabeleceu sua ordem original, defendendo a unidade e a indissolubilidade, quando ele diz: “Nunca leste que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe” (Mateus 19,4-6). Para nós católicos, deste modo, o Matrimônio é um sacramento, sinal do qual Deus transmite a graça para vida matrimonial e, ainda, o qual é sinal do amor entre Deus e a humanidade, entre Cristo e sua Igreja (Efésios 5,25).

Segundo o Concílio Vaticano II, a vocação à vida matrimonial é um chamado para maioria dos batizados e nela exercer seu apostolado. Para tanto, o casal cristão é chamado por Deus a tornar seu lar numa Igreja Doméstica, ou seja, seu lar um lugar de oração e testemunho de vida cristã, alimentados pela Palavra e a Eucaristia. São chamados ainda a tornar seu lar numa escola de virtudes, onde por este testemunho e a vivência mutua com seus filhos possam viver sua fé e o amor a Jesus Cristo. Assim, a Família Cristã é sinal do Reino de Deus.

         Na Paróquia São Pedro de Garça a reflexão da temática ocorrerá durante as missas entre os dias 9 a 16 de agosto, refletindo sete temas propostos: missa pelo dia dos pais, amados e chamados por Deus, Família e Matrimônio, Família e Educação, Adoração ao Santíssimo com a Família, Família e Compromisso com a Vida e, por fim, Eu e minha casa serviremos ao Senhor. No domingo, dia 16, haverá ao término da missa das 8h da manhã, ou seja, por volta das 9h a bênção dos carros e de suas famílias em frente da Igreja Matriz, saindo em carreata pelos bairros da cidade pedindo a Deus a Bênção sobre todas as Família e proclamando esta vocação. Participe da Semana Nacional da Família por meio da Live do Facebook, aos domingos às 8h, também pela Unirádio, e às 19h, também pelo youtube, e de segunda a sábado às 19h30.

Pe. Anderson Messina Perini

Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Opinião
Sobre o blog/coluna
Ver notícias
Garça, SP
29°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

29° Sensação
1.73km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h34 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Sex 30° 17°
Sáb 31° 19°
Dom 31° 20°
Seg 31° 20°
Ter 32° 20°
Atualizado às 14h03
Publicidade