Quarta, 13 de Maio de 2026
11°C 24°C
Garça, SP
Publicidade

Advogada transforma paixão pelas suculentas em negócio

A advogada garcense Talita Miranda Miyazawa Garcia divide a advocacia com a dedicação oferecida as plantas de seu viveiro.

Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
26/03/2022 às 11h27 Atualizada em 29/03/2022 às 09h00
Advogada transforma paixão pelas suculentas em negócio
Talita exibe uma de suas suculentas preferidas. O suporte de macramê também é comercializado

Belos, charmosos e fáceis de cuidar. Assim são os cactos e suculentas, que caem cada vez mais no gosto popular. Assim como as orquídeas, essas espécies possuem uma legião de fiéis e apaixonados cultivadores, e muitos deles viram nessa paixão uma ótima oportunidade de negócio. 

É o caso da advogada garcense Talita Miranda Miyazawa Garcia, que divide a advocacia com o plantio e venda de cactos e suculentas. Além de divulgar seu trabalho nas redes sociais, participa de feiras na região. 

A reportagem do Jornal Mais e do canal Empreendedor em Foco do Portal Garça em Foco, visitou a “Suculentas & Art”, um local agradável, aconchegante e bem pertinho da natureza. Próximo ao Jardim Ecoville, mora a advogada que há pouco mais de três anos transformou sua paixão por plantas, sobretudo suculentas e cactos, em um negócio rentável e gratificante.

Talita começou a trabalhar com a espécie quando morava em Marília, através de uma amiga que pediu ajuda para que montasse e comercializasse alguns arranjos. 

Quando voltou para Garça, mais do que a produção de arranjos, se interessou em cultivar as delicadas e apaixonantes plantinhas. A partir daí, além daquele consumidor final que queria simplesmente um arranjo, começou a atender pessoas que tinham interesse em conhecer mais sobre as plantas e cultivá-las.

De acordo com Talita, começar a cultivar e ofertar a um novo público fez com que ela se reinventasse e investisse em novas espécies, aumentando o leque de opções.  “A gente aprendeu estudando, errando, testando como produzir. Saber qual gosta mais de sol, aquelas que gostam mais de sombra. Cada espécie tem uma necessidade diferente”, explica.

Hoje, o amplo quintal de sua casa abriga um grande e organizado viveiro, que ocupando boa parte das laterais da casa.  Ainda que tenha começado a contar – desistiu por perder a conta -, a advogada afirma tranquilamente ter mais de trezentas espécies. Para tanto, ela investe em novas mudas, cada vez mais raras.

Talita não esconde o prazer de trabalhar com as suculentas. O contato vai além de um negócio. Segundo ela, as plantas são um ótimo passatempo e aliviam o estresse. Além de serem simples de cuidar. Basta um pouco de dedicação, amor e carinho.

CARACTERÍSTICAS 

As suculentas têm características bastante peculiares. Em sua maioria armazenam água nas folhas – que dão uma característica de folhas mais robustas -, mas também armazenam no caule ou na raiz. Dependendo da espécie ela vai gostar mais do sol. Mas tem aquelas que gostam da meia sombra – aquele sol em final de tarde.

Entre as espécies raras, Talita apresenta a Hoya Compacta, ou popularmente conhecida como Flor de Cera. Ela gosta de ser cultivada em meia sombra e como toda suculenta, gosta de bastante água. 

No entanto deve-se ater a uma questão: ainda que esse tipo de planta goste de água em abundância, entre as regas deve-se observar se o substrato está totalmente seco, até mesmo para que a planta armazene água de forma correta. “Assim ela vai se desenvolver com todas as características”, explica.

A Albuca, apesar de não ter folhas robustas é uma suculenta por armazenar água no Bulbo. “É uma flor que tem grande sucesso na decoração. É um tipo que pode ser plantada em vasos ou diretamente no jardim. Ela também gosta de meia sombra principalmente em locais mais quentes”, afirma Talita.

Outra espécie que chama atenção é a Aeonium tabuliforme. É uma planta de baixo crescimento, atingindo normalmente cerca de 5 cm de altura. É uma planta plana, lembrando uma mandala. É bem bonita e uma das plantas raras no viveiro.

REPRODUÇÃO

Talita disse que a maioria das suculentas é de fácil reprodução. Em muitos casos basta pegar uma folhinha, colocar sobre a terra e vai brotar. Algumas são de brotações laterais. Outras se tornam necessário fazer a decapitação, que também resulta no surgimento de brotos. 

“As plantas geralmente tem uma excelente amplitude. Tudo vai depender da folha, da decapitação, dos brotos laterais. Então elas se reproduzem muito facilmente”, destacou Talita.

VALORES

Talita lembrou que os valores das plantas são de acordo com a espécie. Em geral tem as plantas comuns que saem a partir de R$ 4,00. Ela sempre faz promoções – sobretudo em datas comemorativas -, fazendo kits com seis vasinhos (ela chama de caixinha da felicidade) por no mínimo R$ 20,00. Mas os valores dependem da espécie e obviamente do tempo em que essa planta precisou de cuidados.

“As pessoas veem a planta. Mas tem todo o insumo, o tratamento. Existem plantas que não necessitam de cuidados constantes para eliminar pragas, fungos. Tudo isso entra nos valores de comercialização”, esclarece Talita.

CACTOS

Mas não foram apenas as suculentas que conquistaram o coração da Talita. O viveiro é dividido entre suculentas e cactos, que também tem espécies raras. Um deles é o Rabo de Macaco, espécie Cleistocactus colademononis, que pode chegar a até 1,2 metros. 

Talita afirmou que é uma planta que gosta de bastante exposição ao sol e tem uma floração linda. A reprodução se dá por broto lateral ou pela decapitação. “Ele acha que vai morrer quando se faz a decapitação e acaba se produzindo mais, que é a grande finalidade do viveiro”, disse Talita.

Outra espécie que chama atenção pela beleza é a Cabeça de Frade, cujo nome cientifico é Melocactus zehntneri. A reprodução acontece através de uma semente, que inclusive é comestível e lembra o sabor adocicado da pitaya. É uma planta que exige pouca rega e gosta de exposição ao sol pleno.

Ainda assim, são plantas que necessitam de cuidados normais, uma vez que não estão em seu ambiente natural. Mas teoricamente, requerem menos cuidados que as suculentas. O Cacto Estrela é bem próximo das suculentas. Ele tem uma flor com odor desagradável e não é por acaso. As varejeiras e moscas em geral, acabam sendo seus agentes polinizadores, que levarão o pólen de uma flor até o ovário de outra, possibilitando a reprodução da planta.

Você pode assistir material completo do Empreendedor em Foco na página do Garça em Foco no Facebook, através do Instagram @garcaemfoco ou através do portal de noticiais www.garcaemfoco.com.br 

SERVIÇO: 

Talita atende de forma personalizada. Os agendamentos podem ser feitos através do whatsapp (14) 99162-4897ou Instagram: @suculentaseart

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.