13°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

Novena da Padroeira: com Maria, em Família, revestir-se da Palavra

Pe. Anderson Messina Perini - Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça

28/09/2020 às 15h11
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Compartilhe:
Novena da Padroeira: com Maria, em Família, revestir-se da Palavra

A tradicional Novena de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, padroeira de Jafa e da Vila Rebelo em Garça, tem como tema: “com Maria, em Família, revestir-se da Palavra”. Tal tema traz algumas realidades. Primeiro a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja e do próprio Santuário Nacional de Aparecida que tem sido revestido externamente com a arte sacra inspirada em passagens bíblicas. E segundo, o contexto da Pandemia, que excepcionalmente este ano a novena será realizada em família sendo acompanhada pela televisão ou pelas mídias sociais transmitida por nossa paróquia.

          A novena ocorre todos os anos de 3 a 11 de outubro em Aparecida no Santuário Nacional, como nas Igrejas de nossa cidade, da Vila Rebelo e em Jafa. Por causa da Pandemia, a novena será transmitida toda direto da Igreja Matriz junto com a missa às 19h30, e nos fins de semana, sexta, sábado e domingo poderá ter participação presencial com os devidos cuidados sanitários e distanciamento nos horários conhecidos: sexta e sábado às 19h30 e no domingo a novena ocorrerá na missa das 19h. Na Igreja Nossa Senhora Aparecida da Vila Rebelo será realizada junto com a missa de domingo às 8h. Em Jafa realizará um tríduo nos dias 9 a 11 de outubro. Já a missa solene de Nossa Senhora Aparecida ocorrerá no dia 12 de outubro, na Igreja Matriz às 9h e às 19h30, com a missa das 9h seguida de carreata pela cidade. Em Jafa também ocorrerá duas missas às 8h e às 19h, com a missa das 8h seguida de carreata pelo distrito.

Continua após a publicidade
Anúncio

          Outro ponto que se destaca o tema em Família, segundo Pe. Eduardo Catalfo redentorista e reitor do Santuário Nacional, é que desde o ano passado a Família dos devotos está sendo convidada a percorrer, por meio de uma Jornada Bíblica do Santuário, um itinerário de fé em busca da vivência e do aprendizado da Palavra de Deus. Ele agradece todos os benfeitores e devotos que estão colaborando na missão de revestir a fachada do Santuário com os mosaicos bíblicos.

          Mais do que um obra de arte sacra, a fachada norte da Basílica recorda o êxodo de Israel guiado pelo profeta Moisés, que com ação de Deus, os fez ser libertos da escravidão do Egito. Hoje queremos ser livres de todas as formas de escravidão que a sociedade contemporânea nos impõe. Somos chamados por Deus a um constante êxodo, a um êxodo missionário. E nosso objetivo é a Páscoa de Jesus, a nova e eterna Aliança. A dolorosa experiência de Israel no deserto não tem o poder de roubar nossa firme esperança rumo a Pátria Prometida, a realização das promessas de Cristo, a vinda definitiva do Reino dos Céus, sempre buscando a cada dia sua realização por meio de atitudes que promovam a justiça e a paz.

          A bela “fachada” de nossa vida, a Palavra de Deus, como diz São Paulo, “é útil para ensinar, para argumentar para corrigir, para educar conforme a justiça” (cf. 2Tm 3,16). Nosso objetivo central é viver a cada dia a nossa fé iluminada pela Palavra de Deus. Reunidos em novena com a família de todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida, queremos promover o revestimento de nossas famílias com o projeto de Jesus, a Palavra encarnada do Pai que liberta e salva.

          Neste sentido, tenhamos os olhos fixos em Maria, “a melhor e mais perfeita discipula da Palavra”, como nos ensina Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, para seguirmos os caminhos de Deus, sempre na companhia do Filho de Deus e da Virgem Maria, Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Opinião
Sobre o blog/coluna
Ver notícias
Garça, SP
21°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

21° Sensação
3.3km/h Vento
66% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h32 Nascer do sol
06h01 Pôr do sol
Dom 29° 15°
Seg 29° 17°
Ter 29° 19°
Qua 30° 19°
Qui 30° 18°
Atualizado às 10h07
Publicidade