
A concessionária Eixo SP denunciou um vazamento irregular de esgoto próximo à rodovia SP-294, em Marília, com risco de erosão e possíveis danos à estrutura da pista. O caso envolve uma área próxima ao km 448, no sentido leste da via.
Segundo a empresa, o despejo estaria atingindo um talude de contenção ao lado da rodovia, provocando avanço do processo erosivo e risco à estabilidade do solo. A concessionária afirma ainda que três vias de lançamento de esgoto atingem o mesmo ponto.
De acordo com a denúncia, a situação pode comprometer a segurança dos motoristas que utilizam o trecho diariamente.
A Eixo SP pediu à Justiça a interrupção imediata do despejo irregular, além de medidas de contenção da erosão, recomposição do talude e apresentação de um cronograma de obras para adequação da rede.
A concessionária também solicitou perícia técnica para identificar a origem do esgoto e avaliar possíveis riscos estruturais na área afetada.
A Vara da Fazenda Pública atendeu parcialmente o pedido e determinou a suspensão do lançamento de esgoto no local, além da execução de obras emergenciais de contenção e proteção do talude. A decisão estabelece prazo de 20 dias para cumprimento das medidas, sob pena de multa diária.
Apesar de a rede de esgoto ser de responsabilidade da empresa RIC Ambiental, a ação judicial foi movida contra a Prefeitura de Marília, que ainda não havia se manifestado oficialmente sobre o caso até a publicação da reportagem.