Quinta, 17 de Julho de 2025
Publicidade

Futebol de botão: bauruense vence etapa Cerejeiras

É a segunda vez que um botonista da “Cidade sem Limites” vence uma etapa realizada em Garça

Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da Assessoria
01/07/2025 às 08h05
Futebol de botão: bauruense vence etapa Cerejeiras
O podium: Júlio Totti, campeão (no centro), ladeado de Tico Cassolla (2º) e Luiz Antônio

Aconteceu no último sábado, mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Botão, promovido pela ADBG/Associação dos Botonistas de Garça. Foi realizada a terceira etapa, denominada “Cerejeiras”, em homenagem as cerejeiras que florescem em junho na cidade. O grande vencedor foi Júlio Totti, da equipe Kanguru’s, de Bauru; em segundo ficou Tico Cassolla, da ADBG/Garça, e na terceira colocação, Luiz Antônio, também de Bauru. Foi a segunda vez que um botonista da "Cidade sem Limites" venceu uma etapa realizada em Garça, sendo o primeiro, Emerson Leme.

O corintiano Júlio Totti realizou uma brilhante campanha: venceu 9 jogos e teve uma derrota. Marcou 37 gols, sofreu 16, com saldo de 21, com um aproveitamento de 90%. No total, 10 botonistas estiveram em ação. A novidade foi a participação das cidades de Marília e Bauru, que vieram abrilhantar o evento e fizeram bonito. A etapa aconteceu no Grêmio Teatral Leopoldo Fróes, começando por volta das 9 horas e terminando próximo das 15 horas. O sistema de disputa foi o de pontos corridos, isto é, todos jogando contra todos, com o melhor pontuado sagrando-se campeão.

Foram realizadas ótimas partidas, disputadas com bastante intensidade. De se ressaltar que imperou a disciplina e respeito entre os competidores, uma prática comum no universo do futebol de botão. A modalidade praticada é a de 12 toques, os botões são vidrilhas de 45 mm e pastilha (bolinha), e duração dos jogos de 10 x 10 minutos. No total foram 40 partidas, com a média de 4,8/gols por jogo.

A classificação final: 1º) Júlio Totti (Bauru), com 27 pontos; 2º, Tico Cassolla, 25; 3º) Luiz Antônio, 22; 4º) Michel Conessa, 20; 5º) Enéas Filho, 20; 6º) Leandro Luporini, 13; 7º) Ronaldo Félix, 12; 8º) Adriano Fanini, 10; 9º) Claudinho, 7 e 10º) Davi Lucas, 3.

DUELO DE GERAÇÕES

Num dos jogos mais aguardados estiveram frente a frente Tico Cassolla (68 anos) x Davi Lucas (9 anos), filho do também botonista Claudinho, ambos de Marilia. Um confronto bem disputado, onde o mariliense saiu na frente, para o garcense virar o placar em 3 a 1. Apesar de iniciante e ainda bem jovem, Davi Lucas enfrentou com categoria e valentia seus adversários. Com certeza, aprimorando mais a sua técnica, num futuro estará entre os melhores botonistas da região. Segundo Ronaldo Félix, presidente da ADBG, a quarta etapa deverá acontecer no próximo mês de julho. Na oportunidade Ronaldo enfatiza que quem quiser se divertir jogando futebol de botão, é só entrar em contato com qualquer integrante da ADBG. É uma modalidade bem interessante de praticar, sem custo para o botonista.

Foto

Foto

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.