Teve início nesta terça-feira (17) a saída temporária de junho para detentos em regime semiaberto em unidades prisionais da região de Garça. Cerca de 900 reeducandos foram beneficiados com o direito, com retorno previsto para a próxima segunda-feira (23).
As unidades de Álvaro de Carvalho e Gália, por estarem entre as mais próximas de Garça, se destacam neste contingente: 134 detentos foram liberados em Álvaro de Carvalho e outros 196 nas duas unidades prisionais de Gália. Durante o período de saída, todos permanecem sob monitoramento das autoridades.
Também receberam o benefício 439 detentos da Penitenciária de Marília e 140 do Centro de Ressocialização (CR) do mesmo município, totalizando 579 reeducandos. Na última saída temporária, realizada em março, as unidades de Marília registraram evasão de 12 presos, um índice de 2,1%.
A saída temporária segue as regras da nova Lei nº 14.843/2024, que passou a restringir o benefício apenas a presos comprovadamente matriculados e frequentando cursos de ensino supletivo, médio ou superior. As saídas para visitas familiares e convívio social foram extintas. No entanto, presos que já tinham o direito adquirido antes da nova legislação continuam podendo usufruir do benefício.