
Foi publicada nesta terça-feira (10/06) a exoneração, a pedido, de Ary Marino Filho do cargo de Diretor Executivo do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Garça. A decisão veio após recomendação do Ministério Público, que apontou possível conflito de interesses, já que Ary é pai do vereador Leandro Marino (Novo).
A administração municipal informou que a nomeação foi feita com base em critérios técnicos e na experiência prévia de Ary, que já havia exercido a função em mandatos anteriores. De acordo com a Prefeitura, em ocasiões anteriores o Ministério Público havia adotado entendimentos distintos em relação ao caso.
Em nota, Ary Marino Filho declarou que sempre esteve à disposição da cidade e que sua saída tem como objetivo preservar a gestão. “Estou aqui para servir a comunidade. Já trabalhei com a atual administração em outras gestões e sempre atuei com dedicação. Nesse momento, então, peço demissão para não causar nenhum problema à administração”, afirmou.
A Prefeitura informou ainda que, diante das divergências entre a Lei Orgânica do Município e a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal — que trata do nepotismo —, será solicitado à Câmara Municipal que pacifique o entendimento, garantindo mais segurança jurídica para futuras nomeações.
A exoneração foi formalizada por meio da Portaria nº 37.803, com vigência a partir de 10 de junho de 2025. No mesmo dia, a Portaria nº 37.804 nomeou José Nildo Moreira Tavares como novo Diretor Executivo do SAAE.