As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão com inscrições abertas para o Vestibulinho do segundo semestre. Os candidatos devem fazer a inscrição até dia 10 de junho, exclusivamente, pelo novo site do processo seletivo: vestibulinho.etec.sp.gov.br. O valor da taxa é de R$ 30 e a prova será aplicada no dia 6 de julho, às 13h30. Esta é uma oportunidade para quem deseja qualificação profissional técnica gratuita e de qualidade.
Em Garça são oferecidas 575 vagas, além dos cursos que estão estruturando cadastro de reserva. Os interessados podem escolher entre os cursos oferecidos pela Etec Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros (Escola Agrícola) ou Etec Monsenhor Antônio Magliano (Etec MAM).
Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Mecânica, Mecatrônica e Segurança do Trabalho são os cursos oferecidos pela Etec Monsenhor. Já a Escola Agrícola oferece os cursos de Agroindústria, Agronegócio, Cafeicultura, Gastronomia, Química, Ensino Médio com ênfase em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ensino Médio integrado ao técnico em período integral (M-Tec-PI), Administração e Agropecuária
Para se inscrever no Vestibulinho das Etecs é preciso acessar o site vestibulinho.etec.sp.gov.br, até o dia 10 de junho, preencher a ficha de inscrição e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar uma taxa de participação até o dia 11 de junho. A efetivação da inscrição no Vestibulinho das Etecs ocorrerá somente após a confirmação do pagamento do boleto.
As informações indicadas na inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Na Portaria do processo seletivo e no Manual do Candidato estão disponíveis o detalhamento da documentação necessária, bem como todas as orientações para inscrição.
Caso o candidato necessite, as Etecs oferecem internet e computadores para que a inscrição seja realizada. É necessário consultar a unidade desejada quanto aos horários de atendimento.
Ensino Técnico
O Ensino Técnico pode ser cursado nas modalidades presencial, semipresencial e online – modalidade de Ensino a Distância (EaD). Para concorrer a uma das vagas o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente, apresentando no ato da matrícula o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado. Confira informações detalhadas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato.
Especialização
Técnica
Para Especializações Técnicas há vagas no formato presencial e na modalidade online. Para concorrer a uma vaga, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site do processo seletivo.
Vagas
remanescentes
Em relação às vagas remanescentes de segundo módulo, a oferta ocorre de acordo com a disponibilidade em cada unidade. Neste processo seletivo estão contemplados os cursos técnicos de Automação Industrial, Edificações, Finanças, Informática, Manutenção e Suporte em Informática (presencial e 20% Online), Marketing (presencial e 20% online), Mecatrônica, Técnico em Edificações (20% online) e Transações Imobiliárias (presencial e EAD).
Para disputar uma das vagas, é necessário estar cursando a terceira série do Ensino Médio, ou ter concluído esse ciclo, além de comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.
A relação completa de unidades, cursos e vagas do processo seletivo para o segundo semestre de 2025 pode ser consultada no site oficial do Vestibulinho das Escolas Técnicas
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Quem estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.
O candidato com deficiência que necessite de condições especiais para fazer a prova deve indicá-las na ficha de inscrição e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, no link específico que se encontra na Área do Candidato, impreterivelmente, até o dia 10 de junho.