Os garcenses devem voltar a ouvir o barulho das locomotivas e composições e partir de 2028, que é data prevista para reativação do trecho entre Bauru e Panorama, passando por Garça. A informação foi confirmada pela Rumo Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária do Estado de São Paulo, que detalhou o cronograma das obras. No entanto, para tristeza dos saudosistas, apenas o transporte de carga será retomado. Os trens de passageiros, econômicos e seguros, não tem previsão de volta.
Segundo informado, o processo de reativação da linha começou em junho de 2024, com equipes atuando na correção de erosões em trechos de Avaí e Oriente. O trabalho envolve várias etapas, incluindo a limpeza da vegetação, recuperação da infraestrutura e reestruturação da via permanente. O objetivo é restabelecer o tráfego de trens no ramal, que há anos está parado.
A reativação da ferrovia é vista como estratégica para o escoamento de cargas e para o desenvolvimento econômico regional, oferecendo uma alternativa ao transporte rodoviário, hoje feito principalmente por caminhões. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanha o andamento das obras, que devem impulsionar o transporte ferroviário na região.
Com o crescimento urbano de vários municípios, como Marília por exemplo, a volta dos trens levanta discussões sobre o impacto na dinâmica da cidade, já que a linha atravessa áreas residenciais e comerciais.
Para lidar com situações de ocupação irregular na faixa de domínio da ferrovia, a concessionária informou que está emitindo notificações extrajudiciais para desocupação voluntária e, caso não haja acordo, poderá recorrer a medidas judiciais para garantir a regularização. Em Garça, a Rumo ingressou com várias medidas judiciais para recuperar áreas ocupadas de forma irregular.
Atualmente, a Rumo Logística concentra esforços na segunda etapa do projeto, priorizando a recuperação da infraestrutura em vários municípios. A previsão é que, nos próximos meses, os trabalhos avancem para outros trechos, incluindo o que passa por Garça.
A conclusão das obras em 2028 marcará o retorno dos trens à região, permitindo novamente a circulação de composições ferroviárias e a integração local após anos de inatividade da linha.
HISTÓRICO
O trecho, hoje sob concessão da Rumo, está desativado há 17 anos. Em 2008 a América Latina Logística, que na época assumiu a concessão da malha da então Brasil Ferrovias promoveu a recuperação do trecho, retomando o transporte que estava parado desde 2001. Porém a falta de cargas fez com que o trecho fosse desativado novamente.
Sem circulação de trens há vários anos, a antiga estrada de ferro Centro Oeste Paulista apresenta sinais de deterioração em vários trechos na região de Garça e Marília.
Dormentes podres, mato alto e desbarrancamentos encarecem a retomada do transporte de cargas. A Rumo já fez a manutenção periódica em vários pontos, prenuncio de que realmente há o interesse da concessionária em retomar o serviço.