Quinta, 12 de Junho de 2025
8°C 19°C
Garça, SP
Publicidade

Incêndio devastador coloca Garça entre os municípios que mais destruíram vegetação nativa

Incêndio ocorreu em setembro em uma estação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL)

Por: Redação Fonte: G1
28/04/2025 às 07h57 Atualizada em 28/04/2025 às 08h30
Incêndio devastador coloca Garça entre os municípios que mais destruíram vegetação nativa

Garça sempre foi bem abaliada na questão da preservação ambiental. Mas bastou um incêndio para mudar o cenário e colocar o município, assim como seu vizinho Álvaro de Carvalho, entre os que mais registraram destruição de vegetação nativa no estado em 2024. As cidades ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares no ranking estadual, atrás apenas de Barretos. Os dados estão num levantamento divulgado pelo Painel Verde, do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo a Polícia Ambiental, um dos principais fatores que contribuíram para a devastação foi um incêndio de grandes proporções iniciado em setembro em uma estação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Segundo o tenente Lopes, da Polícia Militar Ambiental do Estado de SP, o incêndio na estação consumiu 189 hectares em área de preservação. Em entrevista ao site G1, o militar também citou outros prejuízos adjacentes à ocorrência.

"Além disso, a fauna local também é severamente atingida, pois a vegetação nativa e ampla do local serve de lar para diversas espécies, inclusive de grande porte e no topo da cadeia alimentar. Essas espécies podem, inclusive, fugir para rodovias próximas, aumentando o risco de acidentes. Por último, podemos elencar a questão da fumaça, que prejudica muito a saúde dos moradores locais e de cidades próximas da região", explica.

A investigação apontou que a área onde o incêndio começou não recebia a manutenção adequada. A perícia técnica revelou que mais de 2 mil hectares foram afetados em 31 propriedades, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs). Como resultado, foram emitidos 75 autos de infração ambiental. A CPFL foi multada em R$ 12 milhões por sua responsabilidade no caso, segundo a Polícia Ambiental. Em nota divulgada na época, a empresa lamentou o ocorrido, mas negou responsabilidade, afirmando que apresentaria sua versão dos fatos no momento oportuno.

"O principal obstáculo dessa regeneração natural é principalmente a ação humana, quando é utilizado o local para agropecuária, seja para plantio de diversas culturas, ou seja, para a utilização também de animais, principalmente bovinos, que acabam pisoteando áreas ali de APP e dificultando a regeneração nativa da vegetação nesses locais, principalmente ao redor de nascentes, que são de suma importância para a preservação dos recursos hídricos da região" conta.

Ainda de acordo com o tenente, a Polícia Militar Ambiental embargou o local para que não ocorra nenhum tipo de utilização na área da agropecuária, visando à recuperação da vegetação nativa que foi atingida.

Em resposta aos questionamentos da Tv Tem, a companhia disse que, após avaliação técnica, não tem responsabilidade pelo incêndio que atingiu propriedades da região de Marília e que já apresentou toda a defesa técnica e aguarda a decisão sobre o tema. A Prefeitura de Álvaro de Carvalho informou que as áreas atingidas eram compostas por plantações de eucalipto e pastagens, e destacou que a orientação municipal é voltada à prevenção por parte dos proprietários rurais. Já a Prefeitura de Garça declarou que o fogo teve início em uma propriedade localizada em Álvaro de Carvalho e, posteriormente, se espalhou para as áreas do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
A diretora de Novos Negócios e Sustentabilidade da Engeper, Lorena Zapata, e seu pai Walter de Oliveira, fundador da empresa.
Orgulho Há 3 dias

Engeper é reconhecida pela ONU por inovação e boas práticas em saneamento

Engenheiro Walter de Oliveira vislumbrou, há 25 anos, soluções sustentáveis para o uso da água no país — e agora sua visão rende reconhecimento internacional à Engeper Ambiental e Perfurações

Meio Ambiente Há 1 semana

Garça realiza programação especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente com palestras, caminhada sensorial e feira temática

Atividades incluem palestras com especialistas, feira temática, oficinas ambientais, apresentações culturais e ações práticas como plantio de árvores e coleta de resíduos.

Frio Há 2 semanas

Geada cobre Garça e transforma a paisagem em cenário de inverno

Cidade amanhece com temperaturas abaixo de 5°C; vegetação congelada e cristais de gelo chamam atenção de moradores nas primeiras horas do dia.

Tempo Há 2 meses

Região entra em alerta da Defesa Civil para chuvas fortes com risco de tempestades e granizo até sexta

Segundo a Defesa Civil, as instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, ventos intensos em altos níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista.

Meio Ambiente Há 2 meses

Garça promove campanha para coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), o Brasil lidera mundialmente a destinação correta desses resíduos, com cerca de 94% das embalagens recebendo o tratamento adequado.