A cidade de Garça esteve representada no 1º Campeonato Brasileiro Amador Aberto de Pastilha, realizado no último sábado (12), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). Além das disputas, o evento também foi marcado por uma emocionante homenagem ao botonista garcense Fábio Bonassa, falecido recentemente. Ele tinha participação confirmada no torneio e foi lembrado com carinho por todos os presentes.
A competição, promovida pela Liga das Araucárias de Curitiba, reuniu 41 botonistas dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo (capital) e do interior paulista. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Perdizes, das 10h às 18h, e seguiu a modalidade “12 toques”, utilizando pastilha e vidrilha de 45 mm.
Representando a ADBG (Associação Desportiva dos Botonistas de Garça), participaram Marcelo Kagueiama, Michel Conessa, Tico Cassolla e Paulo Giacóia. O grande destaque foi Michel Conessa, que garantiu o 3º lugar na Série Prata. Apesar de ainda novato na modalidade, Michel demonstrou técnica e maturidade, superando adversários difíceis no mata-mata.
Paulo Giacóia foi eliminado nas quartas de final nos pênaltis, após empate no último lance da partida. Tico Cassolla caiu nas oitavas de final, e Marcelo Kagueiama ficou com a 4ª colocação na Série Bronze.
Apesar das dificuldades de adaptação às regras e ao material utilizados na competição – como mesas menores e diferenças na pastilha –, os atletas de Garça tiveram um bom desempenho e representaram bem a cidade diante do alto nível técnico do torneio.
O grande campeão da Série Ouro foi João Adriano, da Liga das Araucárias, que se consagrou como o primeiro Campeão Brasileiro Amador da categoria.
Classificação final:
Série Ouro
João Adriano – Curitiba/PR
Tiago – Campo Magro/PR
Neto – Curitiba/PR
Série Prata
Vinicius – Curitiba/PR
Günther – Araquari/SC
Michel – Garça/SP
Série Bronze
Halley – Curitiba/PR
Juliano – Curitiba/PR
Anthony Schön – Curitiba/PR
Homenagem a Fábio Bonassa
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem prestada ao garcense Fábio Bonassa, da ADBG, que faleceu recentemente. Antes do início dos jogos, sua camisa oficial foi fixada na parede do ginásio ao lado da bandeira da Liga das Araucárias, e a delegação de Garça recebeu uma placa com os dizeres:
“Uma singela homenagem da Liga das Araucárias ao grande botonista Fábio Bonassa, por ter sido um esportista exemplo, e um grande jogador e incentivador do nosso futebol de botão” – Pinhais/PR, 12 de abril de 2025.
A recepção da equipe de Garça também foi destacada pelos organizadores. Em sinal de agradecimento, os botonistas garcenses presentearam os anfitriões com kits contendo produtos das empresas RB-Alimentos e Farinha Deusa, marcas tradicionais da cidade.
Segundo Alexandre Schön, um dos responsáveis pelo campeonato, o evento foi "histórico e memorável para o futebol de botão no Brasil", e já adiantou que a edição de 2026 está sendo planejada com grandes expectativas.