Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolarzinho, a versão destinada ao público infantil do primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Garça nesta terça-feira, dia 18, a partir das 18h30, na Praça Frei Aurélio Di Falco, defronte a Igreja Santuário em Vila Araceli, com atividades para as crianças de todas as idades.
Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação ‘Wish: o Poder dos Desejos’. A entrada é livre, sem necessidade de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca. Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências.
O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.
“O Cinesolarzinho, projeto pensado especialmente para o público infantil, é essencial para a democratização da produção audiovisual no Brasil, considerando que apenas 9% das cidades brasileiras possuem salas de cinema. Além disso, ir ao cinema pode ser uma atividade cara para as famílias, que gastam com ingressos, transporte e pipoca.
Nesse contexto, o Cinesolarzinho surge como uma alternativa cultural gratuita e ao ar livre para toda a família proporcionando uma experiência divertida e acessível. Pensado especialmente para as crianças, o Cinesolarzinho não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos, que são o nosso futuro. E, no primeiro cinema do Brasil movido por energia limpa e renovável, essa experiência é ainda mais enriquecedora”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
A 1ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL, Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é da Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
A iniciativa é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL, Prefeitura Municipal de Garça, Patronato Juvenil Garcense e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A realização é da Brazucah Produções, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, explica Cynthia. Segundo ela, o projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
SERVIÇO
Apresentação Cinesolarzinho
Local: Praça Frei Aurélio Di Falco
18h30 – 1ª sessão: Curtas-metragens
19h30 – 2ª sessão: “Wish: O Poder dos Desejos” (Em caso de chuva, o evento será transferido para a Quadra do Patronato São Francisco de Assis).