Garça se despede de Frei João Paulo Gabriel Mendes, que durante os últimos quatro anos dedicou sua vida à comunidade local, exercendo um importante trabalho como presidente de honra do Patronato Juvenil Garcense e auxiliando na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes.
Natural de Teresina, Piauí, ele chegou à cidade em fevereiro de 2021, após atuar junto à população em situação de rua no centro de São Paulo. Agora, Frei João Paulo segue para uma nova missão no Educandário Santo Antônio, em Bebedouro.
Em sua mensagem de despedida enviada ao Jornal Mais, Frei João Paulo destacou a riqueza da experiência vivida em Garça, que definiu como um “reencontro consigo mesmo e com Deus”. Segundo ele, o contato com as crianças atendidas pelo Patronato Juvenil Garcense e com suas famílias foi fundamental para fortalecer sua fé e seu compromisso franciscano.
“Por meio de cada criança, família e encontro, aprendi mais sobre o que significa se encontrar com o próprio Cristo. Onde a gente vê crianças com sorrisos tão sinceros, a gente consegue perceber, eu pude perceber a sinceridade de Deus na relação conosco”, afirmou emocionado.
“Quando eu percebi pais e mães aqui das nossas crianças do Patronato que estendiam as mãos e acreditavam nessa obra do Patronato Juvenil Garcense e fazia tudo isso acontecer, eu também via o quanto Deus direciona as mãos a nós, o quanto Deus não cansa de acreditar no nosso potencial, de acreditar em quem somos, em quem é cada um de nós”.
Frei João Paulo também agradeceu ao povo garcense pelo apoio e carinho. “Eu agradeço a cada um e a cada uma por esse tempo que estive aqui e por vocês terem me feito ainda mais um cristão, ainda mais franciscano, ainda mais cidadão de bem. Vocês fizeram de mim uma pessoa melhor e, aonde eu for, levarei comigo um pedaço desse meu ser garcense que se tornou”, declarou.
Sob a liderança de Frei João Paulo, o Patronato Juvenil Garcense continuou a ser uma referência no atendimento a crianças e pré-adolescentes em situação de vulnerabilidade. A entidade, com quase 70 anos de história, é um marco no apoio às famílias locais e no fortalecimento de laços comunitários. Durante sua gestão, o Frei reforçou a importância do trabalho em rede e da participação ativa da comunidade para o sucesso da instituição.
Agora, Frei João Paulo será transferido para o Educandário Santo Antônio, em Bebedouro, onde continuará seu trabalho com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. Ele pediu orações pela nova missão e destacou que levará consigo as experiências vividas em Garça. “Não é apenas a história de um jovem piauiense, mas também a história do povo garcense que se entrelaça com a minha”, afirmou.
Com sua partida, Frei Teodolino Brás assume como pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, enquanto Frei Manuel será o novo presidente de honra do Patronato Juvenil Garcense. Frei João Paulo expressou confiança na continuidade do trabalho dos confrades e pediu que a comunidade continue apoiando e rezando por eles.
Em suas palavras finais, Frei João Paulo agradeceu pelos sorrisos, abraços e trocas vivenciadas em Garça. “Ainda não consigo falar o garcense como vocês falam, mas levo esse coração de garça comigo, levo um pouco da cidade de Garça e da porção de cada um de vocês comigo. Vocês fizeram de mim um cristão e franciscano ainda melhor. Conto com as orações de vocês para essa minha nova missão. Que a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco. Paz e bem”, concluiu.
A despedida de Frei João Paulo deixa um legado de fé, amor e dedicação à comunidade garcense, que certamente sentirá saudades do religioso que marcou profundamente a história da cidade.