A cidade de Garça iniciou uma nova fase na gestão do trânsito, com a intensificação da fiscalização e aplicação de multas para caminhões que desrespeitam as novas regras de circulação. A lei municipal 5558, aprovada em dezembro de 2023, estabeleceu restrições de horário para veículos pesados, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores e preservar a infraestrutura urbana.
A medida foi tomada em resposta ao aumento significativo do tráfego de caminhões em Garça, principalmente devido à instalação de praças de pedágio nas rodovias da região. O excesso de veículos pesados sobrecarregava as vias, danificava o asfalto, causava problemas à rede de telefonia, e colocava em risco a segurança dos pedestres e outros motoristas.
A partir de agora, caminhões com mais de três eixos estão proibidos de circular no perímetro urbano de Garça entre 5h e 23h, exceto aqueles que realizam entregas ou coletas na cidade e possuem a devida documentação. A prefeitura instalou placas de sinalização em todos os acessos à cidade para informar os motoristas sobre as novas restrições.
A fiscalização está sendo realizada de forma rigorosa, com a aplicação de multas para quem descumprir as regras. Caminhoneiros que forem autuados podem recorrer, apresentando a documentação que comprove a realização de entregas ou coletas na cidade.
“A lei que restringe a circulação de caminhões em Garça entrou em vigor em dezembro de 2023. A cidade está devidamente sinalizada para orientar os motoristas sobre as novas restrições, com placas informativas em todos os acessos e trevos. A fiscalização, que começou recentemente, já resultou na aplicação de multas para caminhoneiros que desrespeitam as novas regras. Caminhoneiros que realizarem entregas ou coletas na cidade poderão recorrer da multa, apresentando a documentação comprobatória”, informa Gilberto Luiz Barbosa de Souza, diretor do Departamento de Trânsito de Garça.
Ainda não há um levantamento de quantas multas já foram aplicadas. “Mas por enquanto tem poucas pelo processo ser manual. Logo teremos as câmeras com sensores fazendo as autuações automaticamente”, informou Gilberto.
A nova lei trará diversos benefícios para Garça, como melhoria da qualidade de vida (redução do ruído, da poluição e dos riscos de acidentes), preservação da infraestrutura com redução do desgaste do asfalto e de outros equipamentos urbanos; aumento da segurança com menor risco de acidentes envolvendo veículos pesados.
A prefeitura de Garça continuará trabalhando para garantir o cumprimento da nova lei e melhorar a mobilidade urbana na cidade. Entre as próximas ações estão a ampliação da sinalização com instalação de novas placas e faixas de sinalização para reforçar as informações aos motoristas, e a utilização de câmeras e outros equipamentos para monitorar o trânsito e identificar infrações.
COM PEDÁGIOS, GARÇA VIROU ROTA DOS CAMINHONEIROS
Aprovada em 2023 a Lei 5558 trata sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana e, o artigo 39 vai ao encontro de uma solicitação antiga dos garcenses: a diminuição do tráfego de grandes carretas por dentro da cidade, agravada com a instalação de praças de pedágio nas rodovias da região.
Para fugir das tarifas cobradas na SP 294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) entre Garça e Marília, na SP 333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros entre Marília e Júlio Mesquita), os caminhoneiros que querem acessar a rodovia Marechal Rondon em Guarantã usam Garça como trajeto. Da mesma forma os que fazem sentido contrário com destino ao Sul de São Paulo e o estado do Paraná.
Autoridades de trânsito locais estimam ter ocorrido um aumento de 50% no número de veículos pesados transitando pelo município depois que os pedágios começaram a operar. Com isso, a malha asfáltica das principais ruas, que já sofriam deterioração por conta do tráfego, agora vem sendo duramente castigada pelo trânsito intendo dos pesadíssimos caminhões que cortam a cidade.
E não é só o asfalto que sofre com o problema dos caminhões. Frequentemente fios de energia elétrica e telefonia são arrebentados devido a altura excessiva da carga de alguns veículos que transitam fora da medida padrão exigida pela Legislação de Trânsito.