O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), a inclusão do tradicional Cerejeiras Festival no calendário turístico oficial brasileiro. A proposta, apresentada pelo ex-deputado Herculano Passos (SP) através do Projeto de Lei (PL 398/2019), foi aprovada de forma simbólica em Plenário e agora segue para sanção presidencial.
O festival, que celebra a cultura japonesa, já faz parte do calendário estadual de eventos de São Paulo desde 1992 e há mais de 30 anos atrai milhares de visitantes à cidade de Garça. A proposta recebeu parecer favorável nas comissões de Educação (CE) e de Desenvolvimento e Turismo (CDR), tendo como relator o senador Izalci Lucas (PL-DF). Segundo ele, o evento é um importante marco cultural e turístico no Brasil.
“O Cerejeiras Festival tem como principal objetivo resgatar a cultura e tradição japonesas, além de promover a confraternização entre os povos. É um evento que não só reforça laços comunitários, como também promove atividades voluntárias que projetam Garça internacionalmente”, destacou o senador Izalci.
A festa é conhecida por ser sem fins lucrativos, e sua inclusão no calendário nacional reforça a importância cultural e histórica do evento, além de contribuir para o desenvolvimento turístico da cidade de Garça, fortalecendo o intercâmbio cultural e o turismo no país.
Agora, com a aprovação no Senado, o Cerejeiras Festival aguarda apenas a sanção presidencial para ser oficialmente reconhecido em todo o Brasil como um evento de relevância turística nacional.