12°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

Cerejeiras Festival 2024: divulgado resultado de pesquisa de Demanda Turística

A realização de pesquisas de demanda é um dos critérios necessários para que o município mantenha seu status de Município de Interesse Turístico (MIT).

08/07/2024 às 08h11
Por: Redação Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos de Garça
Compartilhe:
Cerejeiras Festival 2024: divulgado resultado de pesquisa de Demanda Turística

O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) realizou durante o Cerejeiras Festival 2024 a Pesquisa de Demanda Turística do Município em alta temporada, que é quando o município recebe quantidade bastante expressiva de visitantes. 

De acordo com a Proden, que foi a responsável pela organização do evento, mais de 120 mil visitantes passaram pelo espaço do Lago Artificial entre os dias 27 e 30 de junho. Desses visitantes, 128 participaram voluntariamente da pesquisa, que foi realizada de forma digital, onde o visitante poderia escolher entre as opções disponíveis para cada pergunta a resposta que melhor se enquadrasse. Algumas questões ofereciam a possibilidade de que a pessoa expressasse, de forma espontânea, marcando seu ponto de vista em relação ao tema abordado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme divulgado, no decorrer do ano, são realizadas pesquisas similares durante a baixa temporada e também em outros eventos que acontecem no munícipio.

A realização de pesquisas de demanda é um dos critérios necessários para que o município mantenha seu status de Município de Interesse Turístico (MIT), além de servir de importante ferramenta avaliatória dos pontos positivos e dos que precisam ser melhorados, que poderá ser utilizada para auxiliar comerciantes, prestadores de serviços turísticos, área de hotelaria, restaurantes e afins.

 

Resultado da pesquisa

A pesquisa revelou um panorama diversificado quanto à origem dos participantes. O levantamento apontou que:

- Os visitantes locais, que moram em Garça ou nas cidades vizinhas, representaram aproximadamente 43% dos participantes. Já os turistas estaduais, que moram na capital paulista ou em cidades de outras regiões, representaram 52% dos participantes. Por fim, os turistas nacionais, oriundos de outros estados, representaram 5%, sendo que a maior parte destes são oriundos do estado do Paraná.

- As mulheres foram as mais participativas da pesquisa, representando 54,4% das participantes, homens representaram 43,2%, população LGBTQI+ representaram 0,8% e 1,6% dos participantes optaram por não responder o gênero ao qual se identificam.

- Entre os participantes, 14,2% possuíam até 18 anos, sendo que a grande maioria deles disse estar presente no evento por conta das interações sociais que o Cerejeiras Festival proporciona. Entre 19 e 29 anos, foram 16,5% dos participantes da pesquisa, sendo que a maioria disse que o que o atraiu para a festa foi a combinação de atrações musicais, culturais, gastronomia e entretenimento. A faixa mais expressiva dentre todos os participantes foi a de 20 a 45 anos, que representa 43,3% dos participantes, onde o motivo relatado para estar no evento foi acompanhar familiares e buscar um ambiente agradável para curtir o final de semana. Entre 46 e 64 anos, participaram da pesquisa 22,8% de participantes, que em sua maioria mostraram maior interesse em aproveitar as atrações culturais. Maiores de 65 anos, representam 3,1% dos participantes, sendo que a maioria disse ter vindo para o evento  para curtir a programação cultural e as belezas naturais.


- A pesquisa mostrou que de fato o Cerejeiras Festival é uma festa voltada à família, pois 35,3% dos participantes relataram que vieram ao evento com seus familiares (cônjuge, filhos e demais parentes) e 12,9% de casais sem filhos; 20,7% dos participantes da pesquisa relataram que vieram por meio de excursão; mas quem estava sozinho, também não se acanhou e marcou presença, sendo representado por 14,7% dos participantes, mesmo percentual de pessoal que relatou estar acompanhados de amigos. A pesquisa também demonstrou que 1,7% dos visitantes vieram acompanhados de colegas de trabalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cerejeiras Festival
Sobre o blog/coluna
Ver notícias
Garça, SP
14°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 27°

13° Sensação
2.4km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Seg 30° 13°
Ter 30° 14°
Qua 30° 13°
Qui 31° 14°
Sex ° °
Atualizado às 23h03
Publicidade