O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (29) destacando o elevado risco de incêndios em quase todo o estado nos próximos dias. A previsão é que, entre sexta-feira (30) e domingo (1º), as temperaturas voltem a subir, acompanhadas de uma significativa queda na umidade relativa do ar, o que eleva as chances de queimadas, especialmente no interior paulista.
De acordo com meteorologistas da Defesa Civil, o enfraquecimento da massa de ar frio que estava presente nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil resultará em um aumento das temperaturas, criando uma sensação térmica mais quente. No interior de São Paulo, as máximas devem ultrapassar os 30ºC, com destaque para as regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, onde os termômetros podem atingir 34ºC, e a umidade relativa do ar deve cair para menos de 20%.
Situação semelhante é esperada para as regiões de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, com temperaturas chegando a 33ºC e umidade também abaixo dos 20%. Em Itapeva, Sorocaba e Iperó, a previsão é de máximas em torno de 29ºC e umidade relativa do ar abaixo dos 25%, condições que exigem cautela da população para evitar complicações de saúde.
Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, as temperaturas devem atingir 27ºC, com a umidade relativa do ar caindo para menos de 30%. Diante dessas condições, a Defesa Civil recomenda à população que evite exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, além de adotar medidas de hidratação, como o uso de soro fisiológico para olhos e narinas, e a umidificação dos ambientes.
O Governo do Estado de São Paulo mantém um gabinete de crise ativo para monitorar e gerenciar a situação dos incêndios. As autoridades destacam a importância da colaboração da população em adotar medidas preventivas para evitar o surgimento de focos de incêndio. Entre as orientações, estão:
A Defesa Civil também reforça que estará atuando preventivamente em diversas cidades, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, com ações de conscientização para alertar sobre os riscos e a importância da prevenção.
Além do risco de incêndios, a baixa umidade pode causar desconfortos à saúde. A recomendação é para que as pessoas mantenham-se bem hidratadas, evitem aglomerações em ambientes fechados e utilizem umidificadores ou recipientes com água nos ambientes internos para melhorar a qualidade do ar.
A população de Garça e região deve estar atenta às condições climáticas e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar de todos durante este período de altas temperaturas e baixa umidade.