Uma ação solidária está movimentando o comércio garcense. Trata-se de uma rifa organizada por familiares e amigos de Evandro Agostini Júnior, de 18 anos, com o objetivo de arrecadar fundos para custear suas despesas médicas. Evandro foi diagnosticado com pericardite em abril, e desde então sua mãe, Juliana Ribeiro, tem enfrentado grandes desafios para garantir o tratamento adequado.
Tudo começou quando Evandro, durante uma aula, sentiu dores no peito. Ele foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, após horas de atendimento, transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), onde permaneceu por cinco dias. O diagnóstico de pericardite – uma inflamação do pericárdio, a membrana que envolve o coração – exigiu uma série de exames e consultas médicas, muitas delas realizadas na rede particular devido à longa espera pelo SUS.
Após receber alta da UTI, Evandro necessitou de acompanhamento contínuo com um cardiologista, além de consultas com psicólogo e nutricionista, visto que perdeu mais de 20 quilos durante o processo. "Além das despesas com exames e consultas médicas, tivemos gastos adicionais com transporte e pedágio, o que não estava nos nossos planos", relatou Juliana.
Diante dessa situação, Juliana decidiu organizar uma rifa para arrecadar fundos. Ela conta com o apoio de amigos e comerciantes locais, que doaram 47 prêmios para serem sorteados. "Desde o início, arquivei todos os exames e comprovantes de pagamento para garantir transparência e credibilidade a quem deseja ajudar", explicou.
O sorteio estava inicialmente marcado para este domingo (21), mas foi adiado para o Dia dos Pais, 11 de agosto, para permitir a venda dos números restantes. Até o momento, quase metade dos 500 números já foi vendida. Cada número custa R$ 10 e dá direito a concorrer a todos os prêmios.
O sorteio será realizado em uma live no Instagram de Juliana, utilizando um aplicativo para garantir a lisura do processo. Caso o ganhador de um dos prêmios seja de fora da cidade, Juliana se compromete a enviar o prêmio pelo Correio.
Interessados em adquirir números da rifa ou obter mais informações podem entrar em contato com Juliana pelo telefone (14) 99184-2789, que também é utilizado como chave Pix para pagamento.
Essa ação solidária é um exemplo do poder da comunidade em momentos de dificuldade, mostrando que a união de esforços pode trazer alívio e esperança a quem precisa.