12°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

Casas do projeto Vida Longa são entregues em Garça

Solenidade contou com a presença do governador em exercício, Felício Ramuth.

02/07/2024 às 16h46
Por: Redação Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos de Garça
Compartilhe:
Foto: Prefeitura de Garça
Foto: Prefeitura de Garça

A quinta-feira, dia 27 de junho, foi um dia de festa em Garça. E não apenas pela abertura do Cerejeiras Festival 2024. Tivemos a entrega das 26 casas do “Residencial Vida Longa - Doutor Daniel Ermete Uvo”. Este é um programa do governo do Estado de São Paulo que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Garça, ofereceu equipamentos comunitários de moradia assistida e gratuita que atendam às necessidades habitacionais de idosos da melhor idade (60 anos ou mais). A cerimônia de entrega das casas contou com a presença do Governador em exercício, Felício Ramuth; do Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco; do Diretor de Obras do Estado de São Paulo, Silvio Vasconcellos; do Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos; da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social, Claúdia Furlaneto dos Santos; da Diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Parreira; dos filhos do homenageado, Doutores Silvio Antônio Bertache Uvo e Ricardo Antônio Bertache Uvo, netos do homenageado, além de secretários municipais e vereadores.

História do homenageado
O homenageado que dá nome ao projeto Vida Longa em Garça é o médico Daniel Ermete Uvo, que teve grande história na saúde garcense e era extremamente querido.
Dr. Daniel nasceu em 20 de agosto de 1928 na cidade de São Paulo. Em 18 de fevereiro de 1957, casou-se com Marina Bertacchi e no mesmo ano mudou-se para o município de Garça, onde constitui família. Sua esposa, atuava como psicóloga e advogada, seus filhos Sílvio Antonio Bertacchi Uvo, se especializou como cirurgião de cabeça e pescoço; Ricardo Antonio Bertacchi Uvo, se especializou como cirurgião infantil; Eduardo Antonio Uvo, se especializou como ortopedista; Claudia Regina Bertacchi Uvo, como fonoaudióloga e Cintia Bertacchi Uvo é pós-graduada em meteorologia.
Dr. Daniel possuía especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e era formado pela Universidade Federal de Medicina. Em Garça, foi convidado por um grupo de médicos do Hospital São Lucas para integrar a equipe que seria responsável por cirurgias cardíacas no primeiro ambulatório de doenças reumáticas do coração da cidade. A equipe contava também com o cirurgião Mário Nunes Miranda; o anestesista, José Formigoni e o médico, Dr. Alvim.
Graças ao Dr. Daniel a população passou a ter acesso a tratamentos mais modernos para doenças cardiovasculares. Ele trouxe consigo um eletrocardiógrafo importado e um aparelho de radioscopia para realizar diagnósticos e tratamentos.
Durante as consultas, além de prescrever medicamentos, fazia questão de orientar seus pacientes sobre os malefícios do cigarro e a importância de uma alimentação saudável.
Dr. Daniel Ermete Uvo faleceu em 22 de maio de 2021, deixando muita saudade e sendo lembrado como um ser humano excepcional que escolheu Garça como sua cidade de coração.

Investimento e estrutura do condomínio
O investimento na construção de todo o complexo foi de R$ 4,3 milhões em 26 unidades equipadas com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro, lavanderia e área útil de R$ 33 m². Os recursos utilizados são a fundo perdido e os moradores não pagam taxa de ocupação, nem contas de água e luz. Por se tratar de um equipamento público, os beneficiários não detêm a propriedade dos imóveis.
Além das casas, o condomínio oferece espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e local para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo. Diversos recursos de acessibilidade também são instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e a segurança do idoso.

Qual o papel da Prefeitura de Garça?
Cada cidade que recebe o Vida Longa é responsável pela doação dos terrenos para a construção dos imóveis, pela indicação dos beneficiários potenciais e pela gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão das obras. O Fundo Social de Garça e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) selecionaram os beneficiados utilizando diversos critérios: o idoso deveria viver sozinho ou possuir laços familiares enfraquecidos; ser independente para as atividades diárias; se encontrar em situação de vulnerabilidade e risco social, ter renda mensal de até dois salários mínimos, entre outros.

Quantos condomínios do Vida Longa já foram entregues?
Desde 2023, o Programa Vida Longa entregou 11 empreendimentos, que somam 292 unidades habitacionais. Estão em construção mais 342 unidades, em 13 cidades, e 104 estão em licitação para atender idosos de outros quatro municípios. Além disso, está programada a construção de mais 1.355 novas unidades em 49 municípios.
“Esta é uma solução habitacional que vai além da garantia da casa própria. O Vida Longa olha com cuidado, através de suas parcerias, para que não só a gente possa trazer as pessoas para esse sonho da casa própria, mas também para que a gente consiga oferecer convívio e atividades para a melhor idade”, disse o Governador em exercício.
O Prefeito João Carlos dos Santos, ao utilizar as palavras destacou mais uma parceria com o governo do Estado de São Paulo: “Fico muito feliz por ser durante a minha gestão a entrega destas casas. As pessoas que vão morar aqui terão uma qualidade de vida melhor, e isso é importante! Usar recursos dos impostos para fazer com que as pessoas vivam bem é fundamental”.
O Prefeito de Garça chamou ao palco e destacou, diretamente com o governador em exercício, o trabalho e dedicação de dois servidores na condução do projeto: Fábio Henrique Francisco de Souza, diretor de departamento e planejamento habitacional, e Leonor dos Santos Vivaldo Bonfim, assistente social da Semads:“O Fábio e a Leonor que tocaram este projeto aqui em Garça. Eles são peças fundamentais na implantação do Vida Longa na cidade e vão cuidar, com muito carinho, das pessoas que foram contempladas”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
14°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 27°

13° Sensação
2.4km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Seg 30° 13°
Ter 30° 14°
Qua 30° 13°
Qui 31° 14°
Sex ° °
Atualizado às 23h03
Publicidade