12°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

Raiva: nesta quarta tem vacinação na Base Lago

Independente da pessoa residir ou não na região, ela pode (e deve) levar seu gato ou cachorro para ser vacinado

02/07/2024 às 08h44
Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
Compartilhe:
Raiva: nesta quarta tem vacinação na Base Lago

Nesta quarta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação de vacinação antirrábica em cães e gatos na região do Lago Artificial. Das 9 às 11 horas, a equipe responsável estará na sede do Conseb´s Lago disponibilizando 100 doses. De acordo com o informado, independente da pessoa residir ou não na região, ela pode (e deve) levar seu gato ou cachorro para ser vacinado. “Pessoas que fizeram o pré-cadastro de seus animais, por meio do formulário, já estão sendo comunicados por ligação pela equipe da saúde para confirmar a disponibilidade para a aplicação nesta data ou para permanecer na lista’, divulgou a Secom. 
Quem não efetuou o pré-cadastro também poderá levar seu animalzinho de forma espontânea, desde que atentem-se à quantidade de doses disponíveis. Os tutores devem estar atentos quanto a data de aplicação da última vacina antirrábica, respeitando o período de 12 meses, já que a vacina é de aplicação anual.
Cachorros devem ser levados em uma coleira/guia e, em caso de animais antissociais, pede-se que seja colocado focinheira para evitar acidentes com outros animais e pessoas. Já os gatos podem ser levados em coleira ou caixa de transporte, tomando cuidado para que ele não possa fugir.
Não devem ser vacinados, nesse momento, os animais que estão debilitados ou doentes, pois o sistema imune do animal deve estar 100% para que a vacina seja eficaz. Também não devem ser vacinadas as fêmeas prenhas ou lactantes, devendo esperar terminar o desmame dos filhotes para a aplicação. 
A raiva animal é uma doença que pode infectar qualquer mamífero, inclusive os seres humanos, podendo também ser fatal, como no caso dos animais domésticos. A única forma de proteger os pets da raiva é com a vacina antirrábica, com reforço anualmente. O vírus da raiva se multiplica rapidamente e aloja-se nos nervos do animal, causando sintomas como agressividade, desorientação e excesso de saliva na boca, com aspecto semelhante a uma espuma de sabão, característica marcante da doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
14°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 27°

13° Sensação
2.4km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Seg 30° 13°
Ter 30° 14°
Qua 30° 13°
Qui 31° 14°
Sex ° °
Atualizado às 23h03
Publicidade