Nenhuma organização se sustenta sem um alicerce. O tema de hoje é o Planejamento de Estrutura, o segundo passo do Método 7P, que se baseia na minha experiência em criar e desenvolver canais de vendas para empresas.
Uma vez definido o Planejamento Estratégico (Passo 1), elaboramos um plano detalhado para otimizar a infraestrutura física do seu canal de vendas de forma a atender às demandas da melhor maneira possível.
Para isso, junto com o cliente, vamos definir as ferramentas e os equipamentos essenciais para o trabalho. Entre os itens selecionados nesta etapa, estão: software (como sistemas de gestão ou CRM), computadores, dispositivos móveis, soluções de conectividade, comunicações (telefonia, redes, aplicativos de mensagens etc.) e outros, segundo a estratégia definida no passo anterior.
Ou seja, depois de decidir objetivos e metas, planejamos “como” vamos alcançar esses objetivos e cumprir essas metas. Este é o momento de colocar de pé a melhor estrutura possível para que o canal de vendas possa de fato realizar o que ficou definido na estratégia.
O terceiro passo do Método 7P é o Planejamento de Equipe – assunto do nosso próximo artigo.
* José Luiz Ramos é fundador da consultoria JLR Growth, que ajuda empresas a desenvolver canais de vendas inovadores. Conheça melhor o seu trabalho e alguns casos de sucesso em https://jlrgrowth.com.br.