Domingo, 26 de Outubro de 2025
19°C 34°C
Garça, SP
Publicidade

Garça têm semana festiva em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Pedro

Dia de São Pedro é celebrado neste sábado. Comércio de Garça estará fechado.

Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
27/06/2024 às 07h20
Garça têm semana festiva em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Pedro
Paróquia de Sâo Pedro terá procissão e missa em louvor ao seu padroeiro

Neste sábado, 29 de junho, Garça celebra o Dia de São Pedro, padroeiro do município e conhecido popularmente como o protetor dos pescadores. A comunidade católica está em festa, dedicando a data ao último santo junino. Na Paróquia de São Pedro, a comemoração será marcada por uma procissão que sairá às 19h da Capela de Vila Rebelo com destino à Matriz de São Pedro, onde será realizada a Missa Solene em louvor a São Pedro.

Este ano, a programação conta com uma novidade, abrangendo também celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A comunidade dedicada à santa, cujo dia é celebrado em 27 de junho, seguirá o seguinte cronograma:

Quinta-feira – Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Procissão saindo da Creche Maria Leonor até a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sexta-feira – Missa na Matriz em preparação à Solenidade de São Pedro às 19h30.

Sábado - Dia de São Pedro – Procissão saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida na Vila Rebelo às 09h até a Matriz, seguida de Missa Solene.

A Paróquia São Pedro Apóstolo, a mais antiga de Garça, foi criada em 27 de outubro de 1935. Além de Garça, São Pedro é também padroeiro da diocese de Marília, que abrange outras duas paróquias de São Pedro nos municípios de Paulicéia e Tupã. Por essa razão, hoje, dia 29 de junho, é feriado nesses três municípios. O padroeiro de Marília, no entanto, é São Bento.

A Festa de São Pedro é uma das celebrações mais antigas do ano litúrgico, tendo sido inserida no calendário antes mesmo do Natal. Desde o século IV, há o costume de celebrar a data com três missas nesse dia. São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, foi contemporâneo de Jesus e morreu no ano de 67 d.C., tendo governado a Igreja durante 34 anos.

Originalmente chamado de Simão, foi rebatizado por Jesus como Pedro, por ser um dos pilares sobre os quais a Igreja Católica seria construída.

A procissão, que encerrará na Matriz de São Pedro, promete reunir fiéis em uma manifestação de fé e devoção, encerrando a semana festiva com uma missa solene em homenagem ao padroeiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.