12°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

‘Desestatização da Sabesp vai levar saneamento para todos’, diz Tarcísio nos EUA

Em agenda no exterior, governador Tarcísio de Freitas apresenta projeto de desestatização da Sabesp a investidores e destaca os benefícios O post ‘...

25/06/2024 às 00h07
Por: Agencia Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Governador apresentou projeto da Sabesp nos EUA
Governador apresentou projeto da Sabesp nos EUA

O governador Tarcísio de Freitas iniciou nesta segunda-feira (24), em Nova York (EUA), a missão internacional do governo paulista para apresentar a executivos de grupos e fundos globais o modelo de desestatização da Sabesp. A oferta pública, que é dividida em duas etapas, começou hoje e segue até sexta-feira (28) para selecionar os investidores de referência, que apresentarão propostas de preço por 15% da companhia.

Durante as reuniões, a comitiva paulista destacou os benefícios da desestatização para a população de São Paulo. “Queremos construir o legado da universalização do saneamento, aumentando a disponibilidade hídrica e levando mais saúde para todos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. Segundo ele, todo o processo permitirá ampliar e antecipar investimentos no setor. “Tudo tem sido feito com muita responsabilidade e transparência. A desestatização vai levar saneamento para todos, mais rápido, melhor e mais barato”, enfatizou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Tarcísio participou de uma série de encontros com executivos e representantes de empresas e fundos de investimentos voltados para infraestrutura e saneamento. Nesta terça-feira (25), o governador terá mais uma reunião com investidores americanos e, em seguida, segue para a Europa, onde, no dia 1º de julho, em Londres, iniciará a etapa europeia de detalhamento da operação da Sabesp.

Os demais membros da delegação paulista, incluindo o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, e o presidente da Sabesp, André Salcedo, permanecem nos Estados Unidos até o final da semana para mais compromissos com investidores em Nova York e, posteriormente, em Boston.

Bookbuilding

Com a definição dos dois investidores de referência, se inicia a fase de bookbuilding, de 1 a 15 de julho, quando serão oferecidos 17% das ações da Sabesp. Neste período, os investidores aptos a operar no mercado de ações, inclusive pessoas físicas, poderão apresentar ordens nos dois books abertos, por meio de suas corretoras.

A oferta pública de ações está sendo conduzida pelos bancos coordenadores: BTG Pactual, Bank of America, Citi, UBS e Itaú BBA. Não haverá oferta primária, o que significa que apenas ações que hoje são do Governo de São Paulo serão ofertadas.

Agenda em Lisboa
Antes da missão em Londres, Tarcísio também irá a Portugal para apresentar oportunidades de investimentos no estado. Além da desestatização da Sabesp, o governador vai detalhar todo o portfólio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) a grupos privados internacionais em Lisboa.

Atualmente, são 24 projetos qualificados em quatro eixos estruturais – água e energia, mobilidade, rodovias e social. A expectativa da gestão estadual é promover mais 44 leilões até o final de 2026, mobilizando grupos globais interessados em investir em ativos estaduais. O secretário-chefe da Casa Civil do governo paulista, Arthur Lima, também vai participar dos encontros na capital portuguesa.

Ainda em Portugal, Tarcísio se junta a outras autoridades brasileiras para participar do 12º Fórum Jurídico de Lisboa. O evento acontece na próxima quarta-feira, com debates e palestras com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
14°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 27°

13° Sensação
2.4km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Seg 30° 13°
Ter 30° 14°
Qua 30° 13°
Qui 31° 14°
Sex ° °
Atualizado às 23h03
Publicidade