Domingo, 26 de Outubro de 2025
19°C 34°C
Garça, SP
Publicidade

Paróquias celebram Corpus Christi com missa e procissão

Assim como no ano passado, a celebração terá algumas novidades, especialmente no percurso das procissões, que novamente será menor.

Por: Francisco Alves Neto
30/05/2024 às 12h28
Paróquias celebram Corpus Christi com missa e procissão

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, dia 30 de junho, a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecido como Corpus Christi. É uma profissão de fé na presença real de Jesus Cristo no mistério da Eucaristia, segundo o catolicismo. A celebração é um convite à reflexão sobre o sacramento de amor deixado por Cristo, que se fez alimento e permanece entre nós.

Como ocorre todos os anos, as paróquias São Pedro Apóstolo e Santuário Nossa Senhora de Lourdes promovem a tradicional procissão, uma manifestação pública da fé em Deus. É o único dia do ano em que a hóstia consagrada sai da igreja e percorre as ruas, abençoando os fiéis e a cidade. Assim como no ano passado, a celebração terá algumas novidades, especialmente no percurso da procissão, que novamente será menor.

Ao contrário dos anos anteriores, em que os fiéis percorriam o trecho entre as paróquias Santuário Nossa Senhora de Lourdes e São Pedro Apóstolo, a procissão será nas imediações das igrejas. No Santuário Nossa Senhora de Lourdes a celebração da missa está marcada para as 16 horas, e logo após os fiéis saem em procissão pelos quarteirões no entorno da igreja. Na Paróquia de São Pedro a procissão sairá da escadaria da Igreja Matriz às 16 horas e percorrerá alguns quarteirões da área central até a Prefeitura (Paço Municipal). No local, ocorrerá a concentração dos fiéis para a Benção do Santíssimo.

Num ritual que se repete há décadas, os católicos se levantam cedo para montar a grande passarela decorada da procissão de Corpus Christi. As comunidades cuidam com carinho especial da decoração dos quarteirões por onde passarão os fiéis em procissão. O simbolismo do tapete é celebrar a caminhada de Jesus pelas ruas, representado pelo Santíssimo Sacramento. A procissão de Corpus Christi é a única em que não se leva a imagem de nenhum santo. É um momento único e exclusivo de adoração ao Senhor Jesus. Tradicionalmente, durante o trajeto, acontecem quatro paradas, em cujos locais são instalados altares para oração e adoração do corpo de cristo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.