15°C 30°C
Garça, SP
Publicidade

Idosos são transferidos para hospitais no RS com ajuda do Águia da PM

PM, Bombeiros e Comando de Aviação de SP resgataram 1.086 pessoas e 209 animais no Rio Grande do Sul em 13 dias de operação O post Idosos são trans...

15/05/2024 às 11h33
Por: Agencia Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Os helicópteros Águia da PM continuam auxiliando o transporte das vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (13), dois idosos foram removidos para receber atendimentos em hospitais do estado.

O primeiro paciente estava internado no hospital de Ivoti e precisava ser transferido para o centro médico de Camaquã, onde possuía os recursos que precisava. Ele teve um AVC e foi diagnosticado com um quadro de infecção generalizada.

Como não era possível o deslocamento ser feito por meio terrestre devido às interdições e desvios nas estradas, o transporte foi realizado pelo helicóptero Águia 33 da PM, que funciona como uma “UTI aérea”. O trajeto levou 54 minutos.

“As condições climáticas impediram que o voo chegasse direto à cidade. Foi realizada uma parada em Sentinela do Sul, onde o paciente foi levado em uma ambulância até o hospital. É estimado que o uso da aeronave economizou cerca de seis horas no transporte do paciente”, explica o capitão Bruno de Aguiar, do Comando de Aviação da PM. O percurso da ambulância até o centro médico levou em torno de 25 minutos.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Remoção de paciente com medicação controlada

Um outro idoso que fazia uso de medicação controlada foi transferido até o hospital de campanha em Porto Alegre. A vítima era morador da cidade de Triunfo, que ficou ilhada pelas fortes chuvas na região.

O paciente era diabético e possuía remédios suficientes apenas para o dia. Além disso, tinha a mobilidade reduzida, sendo necessário ser transportado pelo helicóptero Águia 24 da PM. Na capital, ele recebeu todo o suporte necessário para o tratamento da doença.

Balanço

Até a noite de segunda-feira, a Polícia Militar de São Paulo, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação, resgatou 1.086 pessoas e 209 animais no Rio Grande do Sul em 13 dias de operação.

As forças de atuação receberam na última quarta-feira (8) o reforço de 46 policiais ambientais, totalizando 100 militares paulistas em missão no sul.

Três helicópteros Águia, um avião King Air, 21 viaturas, 16 embarcações, dois caminhões de logística e dois cães farejadores também foram deslocados de São Paulo até o sul do país para auxiliar nos resgates.

Na segunda-feira, a 1ª equipe de Bombeiros retornou a São Paulo e descreveu a experiência: “Nunca vi um cenário tão catastrófico em 19 anos de carreira”, relatou um dos sargentos.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil do RS, divulgado ao meio-dia de terça-feira (14), o estado tem 148 mortos e 124 desaparecidos em decorrência das chuvas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
28°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 30°

27° Sensação
2.01km/h Vento
34% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h44 Pôr do sol
Qua 31° 16°
Qui 32° 15°
Sex 24° 17°
Sáb 18° 12°
Dom 16° 12°
Atualizado às 17h03
Publicidade