Terça, 21 de Outubro de 2025
11°C 25°C
Garça, SP
Publicidade

LABIRINTHOS 2.5: Espetáculo da Cia Teatral ENERGÓS faz apresentação gratuita no Teatro de Garça

Cia Teatral ENERGÓS apresenta LABIRINTHOS 2.5 em Garça, mesclando mito do Minotauro, música ao vivo e teatro trágico grego em uma experiência contemporânea imperdível.

Por: Redação Fonte: Garça em Foco
20/10/2025 às 11h14 Atualizada em 20/10/2025 às 14h41
LABIRINTHOS 2.5: Espetáculo da Cia Teatral ENERGÓS faz apresentação gratuita no Teatro de Garça

No dia 25 de outubro, sábado, a Cia Teatral ENERGÓS apresenta LABIRINTHOS 2.5, a nova versão do seu espetáculo sobre o mito do Minotauro no Teatro Municipal Miguel Mônico, em Garça. Em 2025, a montagem circula pelo interior e litoral do estado, passando por seis cidades com apoio do Fomento CultSP.

Com dramaturgia do premiado escritor João Anzanello Carrascoza a partir de fragmentos de duas tragédias perdidas de Eurípedes (os textos Theseus e Kretes), traduzidas e encenadas pela primeira vez no Brasil, a nova versão foi revisitada pela equipe criativa, que incorporou uma cena inédita e atualizou aspectos cênicos e narrativos da montagem.

Um mito antigo, questões atuais

Inspirado no mito do Minotauro, LABIRINTHOS 2.5 entrelaça o teatro trágico grego com temas contemporâneos como a disputa pelo poder, os jogos de dominação e o confronto do indivíduo e da sociedade com sua sombra. O espetáculo convida o público a mergulhar em uma experiência estética que une coro, música ao vivo e fisicalidade, tudo permeado por um trabalho de voz e corpo ancorado na tragédia.

Histórico

Em 2022, LABIRINTHOS fez temporada no TUSP (Teatro da USP, Maria Antônia) e apresentou-se no Teatro Paulo Eiró, Teatro Alfredo Mesquita e Teatro Arthur Azevedo. Em 2023, o espetáculo integrou a programação oficial da Virada Cultural SP, a convite da Secretaria Municipal de Cultura.

LABIRINTHOS foi destaque no portal e-Urbanidade, figurando entre os melhores espetáculos do ano de 2022 nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Direção Musical, Melhor Cenografia, Melhor Figurino e Melhor Atriz Coadjuvante. Lista completa aqui

SINOPSE

O rei está morto!

​Ao disputar o trono de Creta, Minos recebe de Poseidon, deus dos mares, um sinal de confirmação: um touro branco vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro — criatura metade homem, metade touro — que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.

Um mito em que as personagens são movidas por seus desejos e suas sombras. Uma narrativa sobre a passagem do poder — da Velha para Nova Ordem.

Coro e música como força dramatúrgica

O espetáculo dá protagonismo ao coro trágico, que assume a condução narrativa, assumindo as vozes do mito. A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por texturas vocais da fala e do canto, com trechos em português e grego. Toda a música é executada ao vivo pelos atores, com destaque para instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérica de origem milenar), violino e uma original orquestra de aquários.

SERVIÇO
LABIRINTHOS 2.5 – Espetáculo da Cia Teatral ENERGÓS
Teatro Municipal de Garça “Miguel Mônico” – Av. Dr. Rafael Paes de Barros - Williams, Garça/SP
25 de outubro de 2025, sábado, às 20h

Entrada gratuita – Retirada de ingressos na bilheteria, que abre 1h antes do início da apresentação
Duração: 100 minutos (com intervalo de 15 minutos)
Classificação indicativa: 14 anos

FICHA TÉCNICA

  • Direção e Iluminação: Leonardo Antunes
  • Dramaturgia: João Anzanello Carrascoza
  • Direção Musical: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes
  • Cenografia: Leonardo Antunes e Márcia Moon
  • Figurinos: Miko Hashimoto
  • Atores: Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Jean Pierre Kaletrianos, Leonardo Antunes e Pedro Ferreira
  • Preparação Corporal: Leonardo Antunes
  • Preparação Vocal: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes
  • Treinamento Musical (aquários): Giovana Barros e Pax Bittar / Orquestra de Objetos Desinventados
  • Treinamento Musical (percussão - adufe): Valéria Zeidan
  • Treinamento Corporal (danças brasileiras): Vera Athayde
  • Treinamento Corporal (kempô e contato-improvisação): Ciro Godoy e Mavutsinim Santana
  • Cenotécnico: Lucas Barros e Márcio Dias (Espirro)
  • Adereços: Fernando Fedora
  • Maquiagem: Claudinei Hidalgo
  • Assistência de Iluminação: Guilherme Soares e Victor Isidro (Vicc)
  • Fotos: Júlia Gama, João Maria, Bruna Massarelli, Mauricio Decourt e Bob Sousa
  • Programação Visual: Cláudio Novaes
  • Design Gráfico: Elaine Alves
    Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro (Ofício das Letras Comunicação) @oficiodasletrascomunicacao
  • Produção Audiovisual: Ícarus Filmes (@icarus.filmes)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.