Quarta, 29 de Abril de 2026
17°C 31°C
Garça, SP
Publicidade

Inclusão em destaque: Câmara aprova proposta de Leandro Marino que cria o “Setembro Verde” em Garça

Projeto de autoria do vereador Leandro Marino (NOVO) segue agora para sanção do Executivo

Por: Redação Fonte: Garça em Foco
13/10/2025 às 13h51
Inclusão em destaque: Câmara aprova proposta de Leandro Marino que cria o “Setembro Verde” em Garça

O “Setembro Verde”, mês dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência, poderá fazer parte oficialmente do Calendário de Eventos de Garça. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Leandro Marino (NOVO), foi aprovado pela Câmara Municipal e agora aguarda sanção do Poder Executivo.

A proposta tem como objetivo ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância do respeito, da acessibilidade e da valorização das pessoas com deficiência, promovendo ações educativas, culturais e de integração.

Durante o mês de setembro, o projeto prevê a iluminação de prédios públicos na cor verde — símbolo internacional da inclusão —, além de palestras, oficinas, eventos esportivos, mutirões de acessibilidade e campanhas de comunicação em diferentes meios.

Na tribuna, o autor da proposta destacou o caráter humano e transformador da iniciativa:

“Trazer essa realidade para o nosso município significa desenvolver ferramentas para construir uma cidade mais justa e humana. Esse projeto não é apenas uma lei, é um gesto de respeito e empatia. Que o verde possa iluminar sempre nossa consciência”, afirmou Leandro Marino.

Na justificativa do projeto, o vereador ressaltou que a proposta está em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015) e com a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da qual o Brasil é signatário.

A iniciativa pretende envolver escolas, órgãos públicos, entidades civis e a comunidade em geral, incentivando o desenvolvimento de políticas públicas e práticas acessíveis.

Com a sanção, Garça passará a integrar oficialmente o movimento nacional do Setembro Verde, reforçando seu compromisso com a igualdade, o respeito e a dignidade das pessoas com deficiência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.