O Garça em Foco entrou em contato com o vereador Adhemar Kemp Marcondes de Moura Filho (Republicanos) após um print particular dele ter vazado e viralizado em grupos de WhatsApp nesta sexta-feira (26). A mensagem, enviada ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), expõe a cobrança direta do parlamentar diante da crise no abastecimento que atinge diversos bairros e a zona rural de Garça desde o temporal da última segunda-feira (22).
No texto, Adhemar manifesta indignação com a falta de retorno da autarquia e da administração municipal. “Gostaria de saber como está a situação em relação ao retorno da água nos bairros, porque não é possível: todo mundo está falando que vocês não atendem ninguém. Desculpa, mas vou ser sincero. Os moradores dos bairros estão precisando muito, e ninguém me dá um retorno com certeza. As pessoas realmente necessitam”, escreveu.
O vereador ainda relembrou promessas anteriores e criticou a ausência de posicionamento do Executivo. “Ano passado, o ex-prefeito falou que tinha perfurado um poço e que havia planejamento para o futuro etc. O que aconteceu? Já o atual disse que fez tudo, mas agora joga tudo nas costas de vocês e nem sequer se manifesta. (…) Os moradores da zona rural estão abandonados, e muitos bairros continuam sem água desde segunda-feira.”
Além da mensagem, Adhemar enviou um ofício oficial à autarquia, solicitando providências urgentes como a utilização de caminhões-pipa e pontos de distribuição emergenciais até a normalização do sistema.
Procurado pelo Garça em Foco, o diretor executivo do SAAE, José Nildo Moreira Tavares, explicou que as equipes trabalham sem parar desde o temporal. “Os setores de captação e tratamento de água estão atuando sem interrupção desde às 20h06 de segunda-feira. Apesar disso, ainda não conseguimos levar a água pela rede até os pontos mais altos da cidade”, afirmou.
Ele destacou que caminhões-pipa estão em circulação desde quinta-feira (25). “Estamos fornecendo água com caminhão pipa desde ontem, tanto durante o dia quanto à noite, em locais que ainda não têm abastecimento”, disse.
O diretor também fez um apelo à população para que colabore. “Pedimos que a população economize, evitando lavar quintais, calçadas e veículos. Mas, infelizmente, muitos ainda não estão colaborando e continuam lavando tudo o que podem.”
José Nildo frisou que o problema não é exclusivo de Garça. “Não é só em Garça. Toda a região está no mesmo perrengue. Bauru, Marília e outras cidades também enfrentam problemas. Em Marília, por exemplo, ainda há locais sem energia elétrica”, comentou.
Apesar das dificuldades, o diretor afirmou que a autarquia segue mobilizada para restabelecer a normalidade no abastecimento. “Sabemos a dificuldade que é ficar sem água, mas existem fatores que não estão ao nosso alcance. Pedimos paciência, compreensão e, sobretudo, economia de água até que a situação seja totalmente restabelecida.”