
O baixo nível da água do Lago Artificial de Garça, principal cartão-postal da cidade, tem chamado a atenção de moradores e visitantes nos últimos meses. O cenário, como nunca visto antes, mostra áreas visivelmente secas e um lago cada vez mais raso, despertando preocupação e inúmeros comentários nas redes sociais.
“Nunca vimos isso antes”, relatou um internauta, em publicação que repercutiu na cidade. O sentimento se reforçou com um vídeo gravado recentemente por Tim Boy, que viralizou nas redes com a legenda: “O Lago JK Williams está secando… e junto com ele, parte da nossa história. Esse lago não é só água, é memória, é encontro, é identidade. Hoje, o lago pede socorro. Porque o Lago é Garça. E Garça somos nós.”
Diante da situação, a Prefeitura de Garça anunciou o início de um projeto de revitalização do lago artificial. De acordo com a administração municipal, o processo inclui esvaziamento gradativo da água — que será reaproveitada para irrigar o Bosque das Cerejeiras.
O plano prevê ainda:
Limpeza profunda do fundo do lago, com retirada total das algas;
Nivelamento do fundo e implantação de um poço artesiano;
Construção de novas galerias pluviais, para melhorar a captação da água da chuva e manter o nível do espelho d’água;
Manejo dos peixes com técnicas de preservação, garantindo a vida aquática.
Segundo a vice-prefeita Patrícia Marangão, uma comissão técnica acompanha os trabalhos: “A água está sendo retirada e usada para regar as cerejeiras. Será feita a retirada total das algas e estudos já indicam a viabilidade de poço artesiano e galerias pluviais. Pedimos colaboração e paciência à população.”
O processo, segundo a Prefeitura, é intenso e planejado, com o objetivo de devolver ao lago a beleza e a vitalidade que fazem dele um símbolo da identidade garcense.




