Após articulação do vereador Leandro Marino (NOVO), uma reunião realizada na quarta-feira (10) entre o Departamento de Trânsito de Garça e a Polícia Militar, representada pelo tenente Ronier, definiu ações conjuntas para coibir a circulação irregular de caminhões pesados em ruas centrais da cidade. O encontro contou também com a participação do diretor de Trânsito, Hélio Freitas, e teve a presença do próprio vereador.
O Garça em Foco apurou que a iniciativa surgiu a partir de cobranças recorrentes feitas pelo parlamentar, que já havia protocolado diversos requerimentos sobre o tema ao Executivo. Segundo ele, a prática dos caminhões em usar as vias urbanas como rota alternativa para evitar pedágios tem causado deterioração do asfalto, queda de fios de internet e energia, rachaduras em imóveis e desvalorização de residências, especialmente nas ruas Coronel Joaquim Piza e Barão do Rio Branco.
“Essa foi uma bandeira que venho levantando desde o início do meu mandato. Já protocolei inúmeros requerimentos e cobrei soluções do Executivo. Esta reunião só aconteceu porque tomei a frente, fui até a PM e ao Departamento de Trânsito para propor essa ação conjunta”, disse o vereador ao Garça em Foco.
Fiscalização conjunta
Na reunião, a Polícia Militar se colocou totalmente à disposição para atuar em parceria com a prefeitura. A expectativa é de que as operações conjuntas comecem já nos próximos dias, segundo informações levantadas pelo Garça em Foco.
Outro ponto discutido foi o número reduzido de fiscais municipais, o que limita a atuação do Departamento de Trânsito. Apesar da existência de concurso válido até novembro, novas contratações ainda não ocorreram.
Com a união de esforços, a expectativa é intensificar a fiscalização e reduzir os impactos negativos do tráfego pesado em vias urbanas de Garça.