Garça ARCEBISPO
Garcense é nomeado novo arcebispo de Belém do Pará
Dom Júlio Endi Akamine, garcense, assume o comando da arquidiocese após renúncia de Dom Alberto Taveira Corrêa
06/08/2025 14h16
Por: Redação Fonte: Garça em Foco
Foto: Redes Sociais

Dom Júlio Endi Akamine, nascido em Garça, foi nomeado nesta terça-feira (6) como o novo arcebispo de Belém do Pará. Ele assume oficialmente o comando da arquidiocese no lugar de Dom Alberto Taveira Corrêa, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Leão XIV em razão do limite de idade, conforme previsto no Código de Direito Canônico.

Dom Júlio já atuava como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Belém desde março deste ano e, a partir de agora, passa a ser o responsável por todas as demandas e ações administrativas da arquidiocese. Dom Alberto, agora arcebispo emérito, continuará residindo em Belém e manterá sua atuação em frentes importantes, como a organização do Círio de Nazaré 2025 e a participação da Santa Sé na COP 30.

Nascido em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP), Dom Júlio ingressou no seminário da Sociedade do Apostolado Católico (SAC) dos padres Palotinos ainda jovem, em 1975. Foi ordenado padre em 1988 e tem uma sólida formação acadêmica, com mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Ao longo de sua trajetória, atuou como vigário, pároco, reitor, professor e formador em diversos estados e países. Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Bento XVI. Em 2016, tornou-se arcebispo de Sorocaba e, em 2025, foi indicado para a missão em Belém do Pará pelo papa Francisco.

Com o lema episcopal Bonum Facientes Infatigabiles (“Incansáveis fazendo o bem”), Dom Júlio é reconhecido por sua atuação firme e comprometida com a fé e a formação de novos sacerdotes.