Sábado, 22 de Março de 2025
17°C 32°C
Garça, SP
Publicidade

Papa Francisco nomeia garcense como arcebispo coadjutor de Belém do Pará

A presidência da CNBB enviou uma mensagem de saudação, destacando sua contribuição à Igreja no Brasil.

Por: Redação Fonte: Garça em Foco
07/03/2025 às 11h03
Papa Francisco nomeia garcense como arcebispo coadjutor de Belém do Pará

O Papa Francisco nomeou Dom Júlio Endi Akamine como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará. Ele foi transferido de Sorocaba para auxiliar no pastoreio da região, atendendo ao pedido do atual arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Atualmente, Dom Akamine preside o regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A presidência da CNBB enviou uma mensagem de saudação, destacando sua contribuição à Igreja no Brasil.

Origem garcense e formação religiosa

Nascido em Garça no dia 30 de novembro de 1962, Dom Júlio ingressou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), os Palotinos, em Londrina, em 1975. Completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti e realizou seu noviciado em Cornélio Procópio. Sua primeira consagração aconteceu em 8 de dezembro de 1980.

Ele cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Teologia no Studium Theologicum Claretianum, em Curitiba (PR). Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, na cidade de Cambé (PR). Posteriormente, aprofundou seus estudos em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve mestrado (1993-1995) e doutorado (2001-2005).

Trajetória sacerdotal e episcopal

Ao longo de sua vida religiosa, Dom Júlio exerceu diversas funções, incluindo vigário paroquial, pároco e reitor do Seminário Maior Palotino, em Curitiba. Também foi assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib) e diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, na Itália. De 1996 a 2011, foi professor de Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba, lecionando sobre sacramentos, eclesiologia, trindade e introdução à teologia.

Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e ordenado bispo em 9 de julho do mesmo ano. Seu lema episcopal é "Bonum Facientes Infatigabiles" – "Não vos canseis de fazer o Bem". Em 2016, foi designado arcebispo metropolitano de Sorocaba.

Nova missão em Belém

Agora, como arcebispo coadjutor de Belém, Dom Júlio atuará ao lado de Dom Alberto Taveira Corrêa, colaborando na administração da Arquidiocese e na evangelização do povo paraense. A CNBB manifestou satisfação com a nomeação e destacou sua dedicação à Pastoral da Educação e à Comissão Episcopal para a Cultura e Educação.

"Que Nossa Senhora de Nazaré ilumine seus passos neste novo momento de seu ministério episcopal", desejou a presidência da CNBB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.