Sexta, 18 de Abril de 2025
17°C 26°C
Garça, SP
Publicidade

Câmara de Marília homenageia o garcense Alcyr Netto e outros profissionais no Dia do Jornalista

Alcyr Netto iniciou sua carreira aos 18 anos em Garça e se destacou na cobertura policial e esportiva ao longo dos anos

Por: Redação Fonte: Garça em Foco
14/04/2025 às 13h36
Câmara de Marília homenageia o garcense Alcyr Netto e outros profissionais no Dia do Jornalista

A Câmara Municipal de Marília promoveu na noite da última sexta-feira (11) uma sessão solene inédita em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado oficialmente em 7 de abril. A cerimônia, que reuniu autoridades, profissionais da imprensa e convidados, destacou 17 nomes indicados pelos vereadores, incluindo quatro garcenses que atuam ou atuaram na comunicação da cidade. Entre eles, um dos destaques foi Alcyr Souza Reis Netto, reconhecido por sua longa e marcante trajetória no jornalismo regional.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL), autor da lei que incluiu o Dia do Jornalista no calendário oficial do município. Cada parlamentar teve a oportunidade de indicar um jornalista para ser homenageado, reforçando a importância da categoria para a sociedade.

Indicado pelo vereador Wellington Corredato da Silva, conhecido como Batata (PP), o jornalista Alcyr Netto recebeu destaque pelo tempo de atuação e pelo legado construído em veículos de Garça e Marília.

Nascido em Garça, em 23 de julho de 1983, Alcyr é casado com Tatiane Cristina Lucas Reis e pai de Isabella Lucas Reis. É formado em Radialismo pelo Senac (2005) e em Jornalismo pela Unimar (2010). Sua carreira começou cedo, aos 18 anos, quando ingressou na antiga Rádio Centro Oeste AM de Garça, em 2002. Lá, apresentou o programa esportivo Bola no Gol e também atuou como repórter em diversas áreas, incluindo política, cotidiano e polícia. Participou de importantes transmissões esportivas, como os jogos da equipe de futsal da cidade na Liga Nacional de Futsal.

Ainda durante sua atuação em Garça, participou de coberturas do Marília Atlético Clube (MAC) em 2007, como repórter de campo na equipe da rádio 950 AM de Marília, acompanhando o Paulistão e a Série B do Campeonato Brasileiro. No final de 2009, mudou-se para Marília, onde trabalhou na Rádio Jovem Pan, apresentando o Jornal da Pan, e também no Jornal Bom Dia, na editoria de Esportes. Em 2011, assumiu a editoria de Polícia do Correio Mariliense.

Entre 2012 e 2014, atuou na Rádio Clube de Marília, também na cobertura policial. Em seguida, voltou para Garça em 2014, onde retomou os trabalhos na Rádio Centro Oeste, desta vez como apresentador do programa Plantão de Polícia. Em 2016, retornou para Marília, integrando as equipes do Jornal Diário de Marília e da Rádio Dirceu, sempre na editoria policial.

No início de 2017, Alcyr foi chamado para assumir a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garça na primeira gestão do ex-prefeito João Carlos dos Santos, acumulando essa função com participações na Rádio Centro Oeste AM e com a condução do site Garça Web. Em 2019, foi contratado como produtor pela TV TEM, em Marília, e, em junho de 2022, passou a integrar a equipe do site Marília Notícia, onde permanece até hoje. No mesmo período, começou a atuar também na rádio Itaipu FM, no programa Fala Cidade, com destaque para sua cobertura policial. Já em 2023, assumiu mais uma função: a de produtor na TV Record Paulista, também em Marília.

Além de sua intensa trajetória profissional, Alcyr Netto é integrante da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), evidenciando seu compromisso com a apuração rigorosa dos fatos e com os princípios do jornalismo ético.

Em conversa com Eduardo Cabrini, do portal Garça em Foco, que celebrou a conquista do amigo, Alcyr revelou como a paixão pelo jornalismo surgiu:

“Super clichê, mas é a mais pura verdade. Eu digo que foi a profissão que me escolheu. Nunca tinha pensado em fazer jornalismo, até começar a trabalhar com isso, e foi muito por acaso. Me chamaram para fazer leitura na Igreja São Geraldo, e uma vizinha disse que eu falava bem e que eu deveria trabalhar em rádio. Meu pai conversou com a Patrícia, fiz um teste na Centro Oeste e comecei. No começo fazia a parte técnica, depois fui para o programa Bola no Gol. Nunca fui muito da locução, mas sempre gostei da parte jornalística. Fui me capacitando, estudando, e a coisa foi acontecendo. Por isso, digo que não escolhi, fui escolhido.”

Além de Alcyr, outros nomes com raízes em Garça também foram lembrados, como Celinha Ribeiro, com 45 anos de profissão, Fernando Garcia, João Paulo dos Santos (que já foi colunista no jornal Comarca de Garça), e homenagem póstuma ao jornalista Ditinho, cuja foto foi exibida na sessão.

Chiquinho e Eduardo Cabrini, também jornalistas de Garça e amigos pessoais de Alcyr, parabenizaram o colega pela justa homenagem e exaltaram sua trajetória.

Foto

Foto

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.