15°C 30°C
Garça, SP
Publicidade

Agentes Mirins contra à Dengue: pequenos são o reforço no combate ao Aedes em Garça

Crianças da rede municipal e particular participam de ações voltadas ao mosquito Aedes aegypt como parte do currículo educacional por meio do Projeto Agentes Mirins Contra à Dengue.

06/06/2024 às 17h17
Por: Redação Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos de Garça
Compartilhe:
Foto: Prefeitura de Garça
Foto: Prefeitura de Garça

O mosquito Aedes aegypti não faz distinção na hora de se alimentar, pode ser adulto, criança ou idoso, todos estão sujeitos a contaminação por dengue, zika vírus, febre amarela e Chikungunya após a sua picada. É por isso que a responsabilidade do combate ao mosquito é de todos, sendo compartilhada entre o Poder Público e a população, de todas as faixas de idade.

A maior parte dos criadouros estão nos quintais, às vezes, “escondidos” aos olhos de todos, seja em uma pá de lixo, na tigela do cachorro que não foi lavada corretamente ou em um tambor que acabou esquecido sem uso no fundo do quintal.

A preocupação em combater o mosquito é tanta que, em Garça, ela faz parte da grade curricular da educação, com um mês dedicado às ações de combate em escolas, desenvolvidas com linguagem acessível ao público infantil e atividades que desenvolvam o conhecimento por meio da “brincadeira”. Todo esse conhecimento chega ao final desse ciclo nesta sexta-feira, quando às crianças estão podendo conhecer um espaço especialmente como um “laboratório contra a dengue” na Secretaria de Educação.

O Projeto Agente Mirim, que acontece anualmente, leva às crianças, seja da rede de ensino público ou privado, informações sobre o combate diário do mosquito, com palestras informativas, atividades pedagógicas e lúdicas, ações de “caça aos criadouros” e um laboratório; onde elas podem ver os mosquitos em suas várias fases de evolução (dos ovos ao mosquito adulto), observar as diferenças entre as fêmeas (que picam os humanos) e os machos (que se alimentam apenas da seiva de plantas), ver de perto os equipamentos utilizados para a nebulização costal e visitar uma casinha que serve de amostra de onde os criadouros podem estar em casas reais.  

As mais de 600 crianças que participaram da ação neste ano, receberam uma camiseta que às conferem o título de “agentes mirim contra a dengue” e a missão de ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypt compartilhando tudo o que aprenderam para todos.


Veja mais imagens no Facebook da Prefeitura

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
20°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 30°

19° Sensação
1.4km/h Vento
54% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h57 Nascer do sol
05h44 Pôr do sol
Ter 30° 16°
Qua 31° 13°
Qui 28° 13°
Sex 31° 16°
Sáb 32° 14°
Atualizado às 22h03
Publicidade