18°C 31°C
Garça, SP
Publicidade

Teatro: inspirado em García Márquez, espetáculo Dos Prazeres é atração em Garça

Peça será apresentada nesta quinta e sexta-feira, às 20hs no Teatro Municipal de Garça “Miguel Mônico”.

17/04/2024 às 09h11
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da Assessoria
Compartilhe:
Cena do espetáculo "Dos Prazeres". (Foto: Ligia Jardim)
Cena do espetáculo "Dos Prazeres". (Foto: Ligia Jardim)

Após um sonho premonitório, uma mulher dá início aos preparativos de seu funeral. A protagonista brasileira de um conto do escritor colombiano Gabriel García Márquez se entrelaça de maneira poética à biografia da atriz Maristela Chelala no monólogo Dos Prazeres. Dirigido por Ivan Andrade, o espetáculo será apresentado nesta quinta e sexta-feira, às 20hs no Teatro Municipal de Garça “Miguel Mônico”. A entrada é grátis mediante retirada antecipada de ingressos na Biblioteca Municipal.

O espetáculo teve sua estreia em 2020 no auditório do Sesc Vila Mariana num cenário político-social sombrio no Brasil e no mundo. Reestreou em 2023, após a pausa forçada pela pandemia, numa bem-sucedida temporada no mezanino do Centro Cultural da Fiesp, em uma versão inteiramente renovada – com ênfase no renascimento e na esperança. Agora, volta aos palcos depois de ser contemplada pelo edital de circulação do ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo), em 2023.

 Em comum, Maristela Chelala e María dos Prazeres – personagem do conto homônimo do Nobel colombiano, em que a peça é livremente inspirada – nasceram na região norte do Brasil, migraram para uma grande metrópole e compartilham de uma relação traumática com a água. 

 Nesse transbordamento entre vida e ficção, a obsessão da atriz com a personagem traz à tona um passado trágico de Chelala, como o afogamento de sua mãe. É a identificação de ambas com as ideias do anarquista espanhol Buenaventura Durruti que faz emergir a força dos afetos e do desejo, que confrontam as dores da perda e da morte – como quando a lápide em branco de Durruti, que sintetiza o seu apagamento, é reescrita com batom pela protagonista.

 Nesse contexto, o caráter libertário do amor – em qualquer idade – aparece como tema central do espetáculo. O dramaturgo Ivan Marsiglia é quem costura, a quatro mãos com Maristela Chelala, ficção e realidade, passado e presente, objetividade e subjetividade. 

 Sinopse

Sozinha no palco, uma atriz obcecada por uma personagem que sonha com a própria morte e começa os preparativos para o seu funeral. Como num encontro de rios que se misturam, o monólogo entrelaça biografia e ficção. Enquanto se prepara para a morte, personagem e atriz encontram novos sentidos para a vida.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia: Ivan Marsiglia e Maristela Chelala

Direção: Ivan Andrade

Atriz: Maristela Chelala

Iluminação: Wagner Pinto

Cenografia: Julio Dojcsar

Trilha Sonora: Carlos Vieira

Produção: Anayan Moretto

Produção Executiva: Marcelo Leão

Técnico de Luz: Taiguara Chagas

Operadores de Luz: Paula Tonolli e Taiguara Chagas

Técnico de Som: Pedro Semeguini

Fotos: Lígia Jardim

 

Sobre o diretor

Diretor de teatro, pesquisador de teoria e encenação teatral com mestrado na USP, Ivan Andrade dirigiu O mal-entendido, de Albert Camus (2018); Amigos Ausentes, de Alan Ayckbourn (2008) e Entreatos, de Gero Camilo (2005). Escreveu e dirigiu INCUBADORA versão final (2013) e EVERGREEN-tarja preta (2008). Como Diretor Assistente, trabalhou ao lado de importantes encenadores brasileiros, como Gabriel Villela (Estado de Sítio; Hoje é dia de RockBoca de OuroPeer Gynt; A Tempestade; Mania de Explicação; Um réquiem para Antonio; Os gigantes da Montanha; Macbeth; Hécuba; Crônica da Casa Assassinada; Sua Incelença Ricardo III; Vestido de Noiva), Zé Celso (Os Sertões; Festival Uzyna Uzona), Gerald Thomas (Kepler, o cão atormentado), Ivaldo Bertazzo (NOÉ NOÉ), Cibele Forjaz (Galileu Galilei; O idiota) e outros. Trabalhou também com o americano Richard Maxwell (X Moradias), com o alemão Florian Loycke (Jardim das Delícias) e com a companhia francesa HVDZ (Les veiellés). Como Coordenador Técnico, foi responsável por grandes produções internacionais que fizeram temporada no Brasil, trabalhando ao lado de Bob Wilson (Garrincha; Ópera dos três vinténs; LULU; A última gravação de Krapp), da companhia alemã andycompany& (Fatzer), do alemão Frank Castorff (Anjo Negro) e do artista performático Ziya Azaia (Devirsch).

 

Sobre a atriz

A atriz e diretora Maristela Chelala é autora e diretora do monólogo Pontos de Vista de um Palhaço, indicado ao Prêmio Shell 2017 na categoria Melhor Ator, e do espetáculo Sobre o Voar, que esteve em cartaz no Sesc Vila Mariana em julho. Ela também escreveu e dirigiu o infantil O Mistério no Expresso do Oriente, versão clownesca do livro de Agatha Christie que lhe rendeu o prêmio de melhor espetáculo no Festival Cultura Inglesa e uma indicação como “Revelação” ao Prêmio Femsa pela adaptação do texto. Como atriz, foi integrante do Grupo Tapa por dois anos, onde participou do projeto “Formação de Público”, em 2004, e fez parte do elenco da Velha Companhia, do diretor Kiko Marques, nos espetáculos Autor Bom é Autor MortoCrepúsculoCais ou da Indiferença das Embarcações e Banco dos Sonhos. De 2008 a 2011, esteve no elenco de Amigos Ausentes, dirigido por Nilton Bicudo e Ivan Andrade. Também atuou em Galileu Galilei, dirigido por Cibele Forjaz, A Alma Boa de Setsuan, do diretor Marco Antônio Braz, e A Visita da Velha Senhora, dirigido por Luiz Villaça, além de O Aniversário de Jean Lucca, com autoria e direção de Dan Nakagawa. Formada no curso profissionalizante do Indac – Escola de Atores, aperfeiçoou técnicas de palhaço com mestres como o austríaco Andreas Simma, o argentino Payaso Chacovachi, o francês Philippe Gaullier e os brasileiros Bete Dorgam e Ésio Magalhães.

 

Sobre o dramaturgo

Escritor e jornalista, Ivan Marsiglia integrou a 12ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP em 2020. Autor do livro A Poeira dos Outros (Arquipélago Editorial, 2013), sua peça O Antígeno ganhou leitura dramática dirigida por Kiko Marques, com atores da Velha Companhia, e foi publicada na coletânea Novas Dramaturgias (SESI-SP Editora, 2022). Marsiglia também atuou como dramaturgista no espetáculo A Imensidão Íntima das Coisas, de Ana Paula Lopez, que estreou em 2023 no Sesc 24 de Maio, e integrou o grupo de dramaturgos da peça Não precisa ser assim, em cartaz no Espaço Garganta, em São Paulo, em 2023 e 2024.

 

Serviço:

“Dos Prazeres”, temporada em São Paulo e no interior

Duração: 55 minutos

Classificação: 12 anos

Dias: 18/04 (quinta-feira) e 19/04 (sexta-feira) – 20hs

Local: Teatro Municipal de Garça “Miguel Mônico”

Rua: Av. Dr. Rafael Paes de Barros, s/ n – Williams – Garça/SP

Retirada de ingresso grátis a partir de 8/4 na Biblioteca Municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
30°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 31°

29° Sensação
2.08km/h Vento
34% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h36 Nascer do sol
05h54 Pôr do sol
Qua 31° 18°
Qui 32° 18°
Sex 33° 19°
Sáb 32° 19°
Dom 33° 18°
Atualizado às 16h03
Publicidade