18°C 30°C
Garça, SP
Publicidade

Gripe: Garça realiza neste sábado o "Dia D" de vacinação

Todas as UBSs da cidade que possuem salas de vacinação estarão abertas neste sábado até às 17h.

13/04/2024 às 12h18
Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
Compartilhe:
Gripe: Garça realiza neste sábado o

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (13) em Garça o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe). A mobilização ocorre em todo o país e busca garantir a imunização para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil.

A campanha nacional teve início no dia 25 de março de 2024, com vacinas disponíveis em todas as salas de vacina do município, marcando um esforço conjunto para a proteção da população contra o vírus da gripe. É muito importante se vacinar antes da chegada do inverno, período em que as infecções gripais mais acontecem.

Segundo informado pela Prefeitura, todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacinação estarão abertas excepcionalmente neste sábado das 8 às 17 horas. Os interessados deverão comparecer aos postos, apresentando um documento de identidade (CPF), Cartão SUS e carteira de vacinação. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Poderão receber a vacina nesta primeira fase da campanha, as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (que deverão apresentar certidão de nascimento da criança, cartão de gestante e documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (deverão levar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo doença respiratória crônica, cardíaca crônica, doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; pessoas em situação de rua; adolescentes e jovens menores de 18 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A secretária de Saúde Deyse Serapião Grejo, alertou a população para que aproveite esta ação e compareça até uma unidade para receber a vacina. “O Dia ‘D’ é importante, pois oferece a oportunidade para as pessoas que trabalham, estudam ou têm outros compromissos e não podem comparecer a um posto para vacinação durante a semana”, salientou a secretária. “A vacina é crucial para reduzir o número de hospitalizações e óbitos relacionados ao vírus. Ao proteger os grupos mais vulneráveis, a campanha visa diminuir a pressão sobre os sistemas de saúde, especialmente durante os meses mais frios do ano”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
21°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 30°

21° Sensação
0.61km/h Vento
62% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h36 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Ter 31° 18°
Qua 31° 18°
Qui 32° 19°
Sex 32° 20°
Sáb 32° 19°
Atualizado às 22h03
Publicidade