O garcense Rafael Brandão sagrou-se bicampeão do Arnold América do Sul 2024 na categoria open bodybuilding – sem limite de peso. Com isso, o fisiculturista brasileiro garantiu vaga para o Mr. Olympia no final do ano, a principal competição da modalidade no mundo.
“Já são de anos de carreira, comecei em 2014. Estou muito feliz com o resultado, porque sei que trabalhei duro por ele, foram 21 semanas para ser bicampeão do Arnold Sports Festival South America. Agora é representar o Brasil lá fora [no Mr. Olympia]. Em 2022 fiquei no TOP 10 em Las Vegas. O objetivo, este ano, é chegar pelo menos entre os cinco primeiros”, celebrou Rafael Brandão.
Brasil 2024
Mas, para conseguir garantir o título da competição, o atleta brasileiro enfrentou duas “pedreiras”. O russo Ugolnikov Vitalii (terceiro colocado) e o norte-americano Tonio Burton (vice-campeão) foram constantes ameaças e deixarem o público incerto sobre o resultado durante todo o campeonato.
História vencedora
Rafa Brandão nasceu em Garça, e decidiu trilhar o caminho do fisiculturismo desde os 22 anos. Mas, hoje, é considerado um dos dez principais fisiculturistas do mundo.
“Um dos segredos para poder manter a dieta é colocar um pouco de sabor e ‘alegria’ na dieta. Comer só aquele ‘arrozão’ com frango é cruel. Arroz com carne moída é cruel você comer em todas as refeições. Então, principalmente no ‘off” a gente dá uma variada, que pode colocar um pouco mais de molho, gordura, açúcar”, explica o campeão no Arnold.