Sábado, 31 de Julho de 2021
(14) 98155-9897
Saúde MUDANÇA

São Lucas tem novo diretor administrativo

Para o novo diretor, trabalho vai ser direcionado para ampliar os bons resultados que foram alcançados ao longo dos últimos anos.

19/07/2021 09h03 Atualizada há 1 semana
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Farmacêutico Plínio Hernandes atua há oito anos na AHBB/Rede Santa Casa
Farmacêutico Plínio Hernandes atua há oito anos na AHBB/Rede Santa Casa

Com três anos de presença em Garça, administrando o Hospital São Lucas e outras 9 unidades de atendimento de média complexidade em saúde, a AHBB|Rede Santa Casa (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) se consolida no município por apresentar um atendimento ético e comprometido com a população, exemplo disso foi ter conseguido implantar a primeira UTI do município e em seguida uma segunda UTI para atendimento exclusivo à covid-19, em tempo recorde, entre outros serviços. 

Desde o último dia 23 de junho, o São Lucas entrou em uma nova fase, contando com um novo nome como seu diretor administrativo. Plínio Hernandes, farmacêutico de formação e há oito anos trabalhando na Associação, agora está à frente do hospital garcense. 

Com 32 anos de idade, o novo diretor é nascido em Promissão e já integrou vários setores dentro da estrutura da AHBB|Rede Santa Casa. Hernandes conta que esteve em Garça em 2018, quando a Associação assumiu os serviços de saúde de média complexidade e o hospital e, naquele momento, atuou na parte operacional, na estrutura de compras, entre outras ações. Posteriormente, passou por outras localidades em que a instituição está presente, como Bilac, Mirandópolis, Promissão, Lins, entre outros municípios.

Para o novo diretor, a expectativa é grande ao assumir o novo desafio, mas ao pensar no trabalho que vem sendo feito pela AHBB nos últimos anos, ele se sente confortável de que conseguirão ir ainda mais longe, efetivando a cada dia práticas direcionadas para ampliar os bons resultados, os serviços oferecidos e o acolhimento, tanto a pacientes como a colaboradores do Hospital São Lucas.

“Já estamos aqui há três anos e o foco realmente é melhorar cada vez mais, aplicar o dinheiro público de forma correta, transparente. Temos de focar na melhoria dos procedimentos e processos de trabalho, na melhoria do custo de insumos e em um atendimento realmente comprometido com a saúde da população, como ela precisa e merece. Além disso, visamos ainda implantar cada vez mais ferramentas que otimizem o dia a dia dos profissionais que nos ajudam, exaustivamente, a cumprir nossa vocação, valorizando a dedicação de todos, como a entidade já tem como missão, ‘a gente cuida de quem cuida’”, explica.

Nesses seus primeiros dias como diretor, Hernandes efetua uma análise de como está estruturado o hospital. “Estamos fazendo um diagnóstico completo de todos os setores e indicadores, para conseguirmos aplicar uma gestão eficiente e com constantes melhorias. Esperamos com esses levantamentos sanar déficits e impulsionar os atendimentos e serviços oferecidos”, diz.

O diretor assumiu o posto em um momento complexo, no qual a Covid-19 continua a registrar números fortes de casos no município, mas a expectativa é de que essa situação sofra uma reversão. “Cheguei num período de leitos sempre lotados, cerca de 90%.  Essa é a pior pandemia do século, o mundo todo tem sofrido bastante, os profissionais da linha de frente trabalham à exaustão, o preço de alguns medicamentos e insumos tiveram alta de até 300% e alguns desapareceram do mercado dada a procura, mas as dificuldades estão sendo superadas, foram momentos de grande impacto, mas, fomos nos adaptando e a gente acredita, e já consegue vislumbrar, uma diminuição e controle dos casos com o avanço da vacinação e a conscientização da população.”, avalia.

Um dos grandes avanços proporcionados pela AHBB/Rede Santa Casa no sistema de saúde de Garça foi a instalação da UTI, durante o ano passado. Inicialmente, foram disponibilizados leitos de UTI branca e, posteriormente, também de UTI-Covid, sendo que hoje o hospital conta com uma estrutura para atender a demanda de pacientes locais e também de outras cidades da regi-ão.

Para os próximos meses, se confirmando a diminuição dos casos de covid-19, o objetivo da AHBB|Rede Santa Casa é ampliar o número de cirurgias realizadas no hospital, inclusive cirurgias de alta complexidade, intensificando seu compromisso com os garcenses.

Outra inovação no segmento de saúde de Garça foi a chegada do plano de saúde Norden, que atua em parceria com a AHBB|Rede Santa Casa. 

“É um plano de saúde muito completo, com uma assistência eficiente, qualificada, que vem para somar aos serviços de saúde já oferecidos em Garça”, afirma. 

A AHBB/Rede Santa Casa está presente em Garça e também em 21 convênios pelo Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, oferecendo gestão em saúde e gestão hospitalar, com serviços de UTI geral, UTI covid-19 e UTI neonatal, enfermarias e pronto socorros, administrando cerca de 900 leitos e gerando mais de 2300 empregos diretos e indiretos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.