No início da noite desta sexta-feira (06), no recinto da Tecnocafé, houve a apresentação dos melhores cafés especiais produzidos na região, marcando o encerramento da sexta edição do Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça. A competição é realizada anualmente pelo Conselho do Café da Região de Garça (ConGarça) e pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CDRS), com a promoção da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça.
Após a avaliação dos lotes finalistas em suas respectivas categorias (Seca Natural, Cereja Descascado e a nova categoria Fermentado), foi apresentado o resultado. A pontuação seguiu a escala da Associação de Cafés Especiais dos Estados Unidos, numa escala de zero a 100, em que pontuações próximas de 90 indicam grãos de alta qualidade nunca antes alcançados em Garça.
Na categoria Seca Natural, o campeão foi o produtor Luiz A. Duarte Ferreira Filho, com a nota 89,06, seguido por Cassiano Tosta em segundo lugar, com nota de 87,88. A terceira posição ficou para o cafeicultor Décio Ademir Ubeda Lamera, com 87,69.
Já na categoria Cereja Descascado, mais uma vez o produtor Albino Alves se destacou. Ele, que já havia sido campeão na primeira, segunda e quinta edição, garantiu a primeira colocação nesta etapa com 86,97 pontos. O produtor Plínio Antônio Cabrini ficou em segundo com 86,03 pontos. A terceira colocação foi para Valter de Jesus Stanley, com média de 85,44 pontos.
Na categoria Fermentado, uma novidade na competição, Luiz Antônio Rodrigues ficou em primeiro lugar com uma média de 87,32 pontos. Francisco Antônio Tosta ficou em segundo, seguido por Cassiano Tercioti Tosta, com 86 e 85,94 pontos, respectivamente.
Além das premiações para os três primeiros colocados em cada categoria, todos os produtores inscritos receberam um laudo de qualidade do café e um certificado de participação no concurso.