16°C 31°C
Garça, SP
Publicidade

Setembro Amarelo: Garça em Foco segue ética profissional e orientação de Conselho Federal de Psicologia e não divulga casos de suicídio

Alguns dos leitores do Garça em Foco questionam nossa posição quanto à divulgação de casos de suicídios, mas apesar de serem recorrentes na sociedade, em respeito ao jornalismo e a ética profissional que nos move e nos diferencia, não divulgamos e nem divulgaremos tais casos.

28/09/2023 às 16h43
Por: Redação Fonte: Garça em Foco
Compartilhe:
Setembro Amarelo: Garça em Foco segue ética profissional e orientação de Conselho Federal de Psicologia e não divulga casos de suicídio

Este editorial tem como objetivo sanar dúvidas e enfatizar que o portal Garça em Foco não publica casos de suicídio.

O Garça em Foco entende que o jornalismo é o agente construtor do imaginário coletivo e ele reflete e suplanta pensamentos coletivos, seja promovendo a manutenção de ideias, seja sugerindo formas de conceber os novos pensamentos e mudanças na sociedade. Dessa forma, o suicídio é colocado, muitas vezes, à margem da ação jornalística.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a chegada das redes sociais, vemos diariamente a falta de respeito dos seres humanos, pessoas vorazes para dar uma notícia ‘quentinha’ em busca de curtidas, sem nenhum tipo de responsabilidade. Mesmo que o que tenha acontecido seja um suicídio.

Entretanto, profissionalmente falando, não é bem assim que funcionam os jornais e portais de notícias comprometidos com a verdade, como o caso do portal Garça em Foco. Divulgar primeiro, muitas vezes, é mais sinônimo de fofoca e falta de profissionalismo do que de informação verdadeira, que precisa de trabalho para ser checada.

Existe uma convenção profissional extraoficial, uma espécie de acordo seguido pelos manuais de redação de grandes jornais e profissionais sérios de imprensa que determina: suicídios não serão noticiados pela imprensa.

Dessa forma, o Garça em Foco opta por não publicar por uma questão moral de incentivo a novos casos.

Sabemos que, noticiados ou não, atos violentos não deixarão de ser praticados, mas o nosso compromisso é com a realidade. O bom senso e o bom gosto devem ser manifestados na linguagem editorial adotada por cada veículo para noticiar determinados acontecimentos.

“Sem uma fonte, não há contágio”, afirmou o sociólogo Durkheim (1977) ao apontar a possível relação entre noticiar suicídios e estimular novos casos. O jornalismo não existe somente para noticiar fatos. Seu papel vai além – o de informar no sentido de instruir a população, de construir uma forma de pensar e proporcionar um compartilhamento de informações e experiências, promovendo debate e maior compreensão sobre temas sociais.

Existe um fenômeno conhecido como Efeito Werther: em linhas gerais, pesquisas indicam que a divulgar um caso de suicídio pode induzir uma pessoa que esteja suscetível a cometer o próximo. Existem, ao redor de imprensa séria do mundo todo, casos em que a própria mídia desencoraja reportagens sobre suicídios, em razão deste efeito.

O Conselho Federal de Psicologia indica que: exposição na mídia de casos de suicídio pode ter efeitos prejudiciais à saúde mental da população (leia mais).

Alguns dos leitores do Garça em Foco questionam nossa posição quanto à divulgação de casos de suicídios, mas apesar de serem recorrentes na sociedade, em respeito ao jornalismo e a ética profissional que nos move e nos diferencia, não divulgamos e nem divulgaremos tais casos.

Ajuda e suporte na prevenção ao suicídio

Se você está passando por sofrimento emocional ou crises suicidas, procure ajuda.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

LIGUE 188 - Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
16°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 31°

15° Sensação
1.61km/h Vento
56% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h44 Nascer do sol
05h45 Pôr do sol
Dom 29° 16°
Seg 30° 15°
Ter 32° 15°
Qua 31° 16°
Qui 32° 17°
Atualizado às 07h03
Publicidade